Senado - Levante Investimentos

Para além da CPI da Covid-19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem se movimentado para organizar a retomada de pautas econômicas na Casa, ainda mais após acordo para indicar o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil do governo.

Pacheco tem acompanhado de perto as discussões sobre a Reforma Tributária e gostaria de evitar que o foco da casa alta do Congresso fosse, novamente, apenas a CPI da Covid-19 neste próximo semestre.

Para isso, a ideia do presidente do Senado é de retomar e acelerar a aprovação de parte da Reforma Tributária – ele tem acompanhado as discussões entre a equipe econômica e o relator da proposta no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), sendo, também, favorável a uma reforma mais ampla na parte do consumo.

Nesse contexto, senadores devem retomar a discussão da PEC 110/19, que cria o modelo de tributação por um imposto agregado e dual.

O Brasil passaria a ter dois tributos sobre o consumo: a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), que unificaria o PIS e o Cofins, e o IBS (Imposto sobre Bens e Consumo), que fundiria os tributos estaduais e municipais.

A princípio, essa proposta seria mais ampla do que o desenho enviado pelo governo, que ficava restrito à unificação dos impostos federais em um primeiro momento.

O governo, porém, tem ressalvas ao texto e desconfia de uma tentativa de reviver a PEC 45/2019, que unificaria todos os tributos sobre o consumo em apenas um.

Na visão da equipe econômica e de outras áreas do Planalto, a PEC 110 e, principalmente, a PEC 45 teriam contrapartidas para os entes subnacionais que restringiriam o poder arrecadatório do governo federal.

Um dos exemplos, rechaçado pelo Executivo, é a criação de um fundo regional com recursos da União para compensar eventuais perdas de estados e municípios durante a transição entre impostos.

E Eu Com Isso?

Apesar das ressalvas do governo, essa é uma agenda positiva e que pode trazer bons frutos para o mercado.

Enquanto apenas a proposta de mudanças nos tributos sobre a renda avança na Câmara, em detrimento da reforma sobre o consumo, é muito vantajoso que o Senado tome o protagonismo em torno da unificação e simplificação de tributos neste segmento.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Negociações tributárias.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.