Ao longo dos últimos dias, foram revelados mais detalhes das negociações entre a Amazon e a Metro-Goldwyn-Mayer, mais conhecida pela sigla MGM. Em conformidade às informações preliminares, o acordo envolve a quantia de 9 bilhões de dólares e contempla o endividamento do estúdio. Ou seja, trata-se do “enterprise value” (valor da firma) da companhia.
Até dezembro do ano passado, as ações da MGM negociadas no mercado privado valiam aproximadamente 105 dólares, o que significava um valuation de 5,5 bilhões de dólares. A partir do avanço das negociações ao longo dos últimos 7 dias, os preços chegaram a 150 dólares por ação.
Em 2020, o Ebitda Ajustado da MGM, uma métrica que mede o potencial de geração de caixa das operações, foi de aproximadamente 306 milhões de dólares.
Então, o múltiplo implícito que relaciona o valor da firma e o Ebitda no negócio com a Amazon gira na casa das 29 vezes.
Esta pode ser a segunda maior aquisição da Amazon na história, atrás apenas do acordo com a Whole Foods, em 2017, que envolveu um montante superior a 13,7 bilhões de dólares.
Em 2020 a receita da Amazon associada aos “Serviços de Assinatura” foi de aproximadamente 25 bilhões de dólares, 6,5 por cento do total. No relatório de resultados mais recente, a companhia afirmou ter chegado à marca de mais de 200 milhões de assinantes no Amazon Prime.
E Eu Com Isso?
Apesar de um múltiplo que pode ser considerado um pouco elevado, acreditamos que o mercado deve olhar mais para o fator qualitativo do negócio, analisando o acordo do ponto de vista estratégico e considerando o esforço como necessário devido à corrida ao streaming vigente na indústria.
Ademais, o negócio representa apenas 0,4 por cento do valor de mercado trilionário da companhia. A sua posição financeira é sólida, com mais de 30 bilhões de dólares em caixa líquido.
Conforme falamos na última semana, a Amazon está buscando fortalecer o serviço prestado por meio da assinatura “Amazon Prime”, que confere, além de diversas vantagens, acesso ao Prime Video.
Embora tal informação não seja explicitada pela companhia, o Prime tende a operar com margem operacional isolada negativa. Contudo, ele alimenta os demais negócios via fidelização. O cliente i) aumenta sua frequência de compras através das plataformas Amazon, ii) eleva seu ticket-médio e iii) aumenta o tempo de relacionamento com a empresa.
Estas três variáveis formam o conceito de “Lifetime Value” e mede o valor da jornada do cliente com a companhia. Acreditamos que a Amazon esteja monitorando este tipo de indicador e premeditando que o custo associado à compra da MGM – mesmo que um pouco salgado – irá gerar as tais sinergias potenciais e compensar os potenciais ganhos no futuro.
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