A Microsoft (MSFT) anunciou nesta segunda-feira (12) a aquisição da Nuance Communications Inc (NUAN), companhia pioneira em tecnologia de reconhecimento de voz para o setor de saúde, por 19,6 bilhões de dólares. Esta é a maior aquisição desde o LinkedIn, cuja negociação foi fechada em 2016 em valores acima dos 26 bilhões de dólares.
O valor pago tem um prêmio implícito sobre o preço de sexta-feira da NUAN de 23 por cento. Nesta segunda-feira, as ações NUAN subiram quase 16 por cento, enquanto as ações da Microsoft (MSFT) fecharam estáveis.
A Microsoft utilizará a adquirida – que inclusive é a criadora da tecnologia de voz Siri – para desenvolver soluções que liberem os médicos de anotar à mão detalhes dos pacientes em uma consulta. Ela está trabalhando com a Nuance há dois anos em um software de inteligência artificial que ajuda os médicos a capturar as discussões dos pacientes e integrá-las a registros eletrônicos de saúde, combinando os produtos da empresa de tecnologia de fala em seu aplicativo de bate-papo Teams para consultas através da telemedicina.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a aquisição é positiva para a Microsoft (MSFT). Contudo, a justificativa, por ora, resume-se a fatores estratégicos/qualitativos, dado que do ponto de vista de agregação de resultados, a Nuance é uma “gota no oceano” da gigante do software mundial.
Números: enquanto a Microsoft vale mais de 1,9 trilhão de dólares, o valor adquirido pela Nuance representa apenas 0,001 por cento do seu valor de mercado. Em 2020, a companhia apresentou receita de 152 bilhões de dólares, enquanto a Nuance, apenas 1,4 bilhão de dólares. Por fim, enquanto a Microsoft lucrou 51,3 bilhões de dólares nos últimos 12 meses, a Nuance teve prejuízo líquido de 12,4 milhões de dólares.
A Microsoft, assim como a Amazon, tem se concentrado cada vez mais no setor de saúde, mas atrelado a soluções ligadas à tecnologia. Em maio, o fabricante de software revelou um pacote de software em nuvem específico para o setor e também contratou executivos com formação médica para pesquisar temas como “machine learning” e ferramentas de inteligência artificial para áreas como testes clínicos. Publicamente, a companhia já admitiu que enxerga a IA como a área mais importante para continuar crescendo no futuro.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—