Nesta segunda-feira (29), após o fechamento do mercado, a Neogrid (NGRD3) apresentou seu resultado do último trimestre de 2020, o primeiro após seu IPO em dezembro do ano passado. O resultado foi regular e um abaixo do esperado em termos de Ebitda devido ao aumento nos custos de software.
A Neogrid é uma companhia de software que vende soluções para conectar toda cadeia de suprimentos globais ao conectar parceiros de negócios (indústrias, distribuidores e varejistas), integrando e sincronizando suas operações.
A companhia apresentou receita líquida de 58,0 milhões de reais, um crescimento de 11,7 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Do total da receita, 92,3 por cento foi recorrente, atingindo 53,6 milhões de reais e representando um crescimento de 10,2 por cento.
A companhia apresentou no trimestre uma elevação no custo dos softwares de 32,7 por cento no trimestre em relação ao 4T19, atingindo 20,8 milhões de reais, resultado da migração dos softwares da companhia para a nuvem, com o objetivo de melhorar o nível de serviço para seus clientes.
O Ebitda, métrica de geração de caixa, da companhia apresentou queda de 2,9 por cento na comparação anual, atingindo 16,0 milhões de reais no trimestre. A queda no Ebitda mesmo com o crescimento de receita foi atribuída ao aumento pontual no trimestre nas despesas com remuneração via ações para executivos antes do IPO.
Por fim, o lucro líquido foi de 3,8 milhões de reais, um crescimento de 12,2 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e impulsionado por uma queda de mais de 4 milhões de reais no prejuízo financeiro em relação ao 4T19, representando uma queda de 81,4 por cento.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que o resultado da companhia veio com boas tendências de crescimento de receita, porém enxergamos o aumento nos custos e consequente queda no Ebitda decepcionante. Com isso, esperamos impacto negativo no preço das ações da companhia (NGRD3) no curto prazo.
Acreditamos que o modelo de negócios da companhia traz diversas vantagens para a cadeia produtiva como um todo, permitindo com que todos os elos tenham otimização de custos. Apesar disso, essa categoria de software já é algo relativamente antigo, com competidores internacionais e de peso, como SAP (SAPP34), já inseridos no setor com soluções mais robustas, por isso acreditamos que o risco competitivo para a companhia é elevado.
Em nossa visão, a companhia entende que seu diferencial competitivo em relação a players internacionais pode ser melhorado através de soluções complementares e para isso pretende usar o dinheiro do IPO em dezembro para adquirir empresas com soluções complementares, melhorando sua proposta de valor.
A primeira empresa a ser adquirida foi a Smarkets, uma empresa de software com diversas soluções de software, incluindo antecipação de recebíveis, marketplace de bens e serviços, Data Science entre outros.
Por fim, vale ressaltar que a transição para a utilização de nuvem para prover suas soluções via internet é algo positivo, mostrando preocupação com a melhora no nível do serviço, porém mostra que a companhia está relativamente atrasada com as principais tendências de softwares no mundo, que já operam dessa forma há vários anos.
Na oferta inicial, no dia 17 de Dezembro, as ações da Neogrid (NGRD3) foram negociadas a 4,50 reais, desde então o valor de mercado da companhia subiu cerca de 72 por cento atingindo 7,73 reais.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—