A semana está se encerrando com um aumento na volatilidade dos mercados internacionais. Paradoxalmente, o motivo são as notícias positivas dos Estados Unidos. Durante a semana, depois de vários meses de choro e ranger de dentes, Executivo e Legislativo americanos conseguiram aprovar o pacto de ajuda de 1,9 trilhão de dólares que vinha sendo negociado desde antes da eleição que colocou Joseph Biden na presidência.
Além disso, o presidente americano anunciou na quinta-feira (11), em seu primeiro pronunciamento em cadeia nacional, que todos os americanos adultos poderão receber uma dose da vacina a partir de primeiro de maio. A meta, disse Biden, é que todos possam se reunir para comemorar o Dia da Independência. Ao lado do Dia de Ação de Graças, em novembro, o 4 de julho é um dos feriados americanos mais importantes. Familiares e amigos costumam se reunir para aproveitar a folga em pleno verão no Hemisfério Norte. Embora seja apenas um feriado, o anúncio de Biden tem um efeito simbólico profundo. Representa um retorno a algo próximo da normalidade anterior à pandemia, com o fim das medidas de restrição.
Como um paradoxo, esse pronunciamento azedou o humor do mercado, pois elevou os juros de longo prazo. O retorno às atividades normais deve representar uma retomada do ritmo da economia ainda neste ano, antes do esperado. Esse movimento de recuperação vai ocorrer em um cenário de juros muito baixos e liquidez ainda abundante, o que poderá provocar um aumento dos preços. Os investidores americanos e todos os demais que investem nos Estados Unidos estão refazendo as contas de juros, inflação e da rentabilidade das empresas.
Para piorar a situação, o setor de tecnologia está em baixa. Notícias de que o governo chinês estaria endurecendo sua posição em relação à empresa de tecnologia Tencent azedaram o humor dos investidores. A Tencent foi multada simbolicamente pelo órgão antitruste da China na sexta-feira, e a avaliação é que ela pode ser o próximo alvo de maior supervisão após as medidas para limitar o domínio da Ant Group, de Jack Ma. Como a Ant, a Tencent provavelmente será obrigada a criar uma holding financeira para incluir serviços bancários, de seguros e de pagamentos. As duas empresas, Tencent e Ant Group abrirão um precedente para outros players de fintech no cumprimento de regulamentos mais rígidos, acrescentaram as pessoas.
Esse movimento marcaria uma escalada significativa na campanha da China para limitar a influência das empresas da tecnologia, dias após o primeiro-ministro Li Keqiang ter prometido, durante o Congresso Nacional do Povo, expandir a supervisão da tecnologia financeira, erradicar monopólios e evitar a expansão “não regulamentada” de capital.
Indicadores
O volume de vendas do comércio varejista no país ficou praticamente estável em janeiro, recuando apenas 0,2 por cento na comparação com dezembro de 2020. Na comparação com janeiro do ano passado, o varejo registrou uma queda de 0,3 por cento, a primeira taxa negativa após sete meses consecutivos de taxas positivas. O indicador acumulado nos últimos 12 meses ficou em 1,0 por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E Eu Com Isso?
O último pregão da semana começa com um movimento de baixa nos contratos futuros do Ibovespa e do índice americano S&P 500. Além da tendência de baixa nos mercados internacionais, o resultado do varejo levemente abaixo do esperado – o prognóstico era de estabilidade, não de queda – deve pesar sobre as cotações.