Segundo informações de mercado, a GE Capital – divisão de serviços financeiros da General Eletric (GE) – está próxima de fechar um acordo de combinação de negócios com a AerCap Holdings NV (AER). A expectativa é que a cifra envolvida no acordo seja superior a 30 bilhões de dólares, muito embora maiores detalhes da transação ainda estejam sob sigilo.
Dentro da GE Capital, a GE Capital Aviation Services, ou GEcas, é um dos segmentos de maior peso. Ela possui mais de 1.600 aeronaves próprias e encomendadas, estando ao lado da própria AerCap e da Air Lease Corp na lista de maiores empresas de leasing de aviões do mundo.
A AerCap possui um valor de mercado de aproximadamente 6,5 bilhões de dólares e um “Enterprise Value” (EV) de 34 bilhões de dólares. O EV é uma métrica que indica qual o custo teórico de aquisição total da companhia levando em conta o total do seu endividamento líquido (dívidas subtraídas das suas disponibilidades).
A AerCap possui 1.400 aeronaves, entre próprias e encomendadas. A empresa já experienciou combinações societárias no passado.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia é positiva para a General Eletric (GE) e para a AerCap (AER), pois a combinação de negócios de serviços financeiros (leasing) associados à aviação vem em um importante momento na indústria. Esperamos um impacto levemente positivo no preço das ações GE e uma alta mais intensa para as ações AER.
Assim como toda a indústria, a GEcas passou por maus bocados no último ano, com boa parte das companhias aéreas adiando os seus compromissos de arrendamento e/ou compra de novas aeronaves.
O prejuízo no último ano foi de 786 milhões de dólares, mesmo com receita próxima aos 4 bilhões de dólares em 2020. A AerCap também viu seu resultado se deteriorar: a receita foi de 4,5 bilhões de dólares, queda não tão expressiva na comparação anual, de apenas 9 por cento. Contudo, ela passou de um lucro anual de 1,14 bilhão de dólares para um prejuízo de 300 milhões de dólares no período.
Agora, a combinação de negócios vem em boa hora. Caso consumada, será uma forma de tentar reduzir custos e capturar os ganhos de sinergias inerentes neste tipo de transação.
Além disso, para a GE, surge a possibilidade de “limpar” o balanço, melhorar a estrutura de capital e fortalecer a geração de caixa. A companhia segue tentando arrumar a casa e fortalecer as suas unidades de negócio com maior potencial de geração de valor.