Na quarta-feira (20), a Cury Construtora e Incorporadora (CURY3) divulgou sua prévia operacional referente ao quarto trimestre de 2020. No que se refere a lançamentos, a companhia anunciou seis empreendimentos lançados no período, cinco em São Paulo e um no Rio de Janeiro, somando um Valor Geral de Vendas (VGV) de 625 milhões de reais (aumento de 78 por cento na comparação anual). No acumulado de 2020, os lançamentos atingiram 1,4 bilhão, avançando 42 por cento ante 2019 e registrando uma máxima histórica.
As vendas também alcançaram recordes históricos ao totalizarem um VGV de 370 milhões no trimestre e 1,15 bilhão de reais em 2020, com expansão de 52 por cento perante em relação a 2019.
A velocidade de vendas, mensurada pelo indicador VSO (Vendas Sobre Oferta), ficou em 64,3 por cento no acumulado do ano, virtualmente estável quando comparada com 2019, a despeito do relevante salto de lançamentos no período.
Em 2020 a Cury produziu 6,4 mil unidades, das quais 6,1 mil unidades concluídas, um aumento de 19,2 por cento em relação a 2019. O repasse para o financiamento imobiliário ficou praticamente no mesmo ritmo da produção: 6,3 mil unidades.
No que tange aos distratos, houve aumento de 7,6 por cento no somatório do ano, totalizando 183 milhões de reais. No entanto, o crescimento foi inferior ao avanço das vendas, acarretando recuo nos distratos como fração das vendas brutas, que ficaram em 12,0 por cento; em 2019, essa métrica atingiu 14,7 por cento.
Outro destaque positivo foi a geração de caixa que somou 49 milhões de reais no trimestre e totalizou 170 milhões de reais em 2020, valor praticamente inalterado em relação ao ano anterior.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que o bom resultado da prévia operacional deverá ter impacto positivo no preço das ações da Cury (CURY3) no curto prazo. Como a Cyrela detém participação na Cury, podemos esperar também um impacto ligeiramente positivo no preço de suas ações (CYRE3).
O resultado impressionou pelo forte avanço observado nas principais métricas operacionais, como lançamentos e vendas, a despeito dos desafios impostos pela pandemia. Nota-se uma também robusta velocidade de vendas para o setor imobiliário, a qual permaneceu historicamente elevada mesmo em um ano de intensos lançamentos.
Outro destaque reside na queda dos distratos, evidenciando que a estratégia comercial da Cury está surtindo efeitos positivos para redução das unidades distratadas. A prévia operacional ainda mostra que, apesar do cenário desafiador, o preço médio da unidade comercializada ficou estável.
O segmento de baixa renda, com exposição ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, continua com forte demanda e a Cury apresentou bom ritmo de produção, entrega e repasse, com estoque concluído em níveis muito baixos (2 por cento do total).
Os números também revelam expansão significativa do banco de terrenos da companhia. Em nossa visão, reflete não somente um otimismo da Cury com a atual conjuntura, que é favorável para o mercado imobiliário, mas também proteção contra a concorrência e o consequente aumento do preço dos terrenos nas principais praças.