A retomada da atividade econômica

A retomada da atividade

O Banco Central (BC) divulgou, na manhã desta segunda-feira (14), o seu nível de atividade mensal, o IBC-Br. O índice é considerado um indicador antecedente, uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta edição, os dados do IBC-Br mostram uma retomada da atividade econômica. Em outubro, considerando-se os dados dessazonalizados, a atividade econômica avançou 0,86 por cento. Em 12 meses, a queda foi de 1,79 por cento. Os dados sem ajuste sazonal mostram uma oscilação mais ampla. No mês de outubro, uma alta de 1,51 por cento em relação a setembro. Em 12 meses, uma queda de 2,61 por cento. No ano, são dados ruins. No entanto, com um ponto muito importante: mesmo negativos, eles mostram um desempenho da economia melhor do que o esperado pela edição mais recente do Boletim Focus, também divulgado pelo Banco Central.

Os números do IBC-Br são uma prévia, e costumam mostrar divergências com o cálculo do PIB, pois sua base de avaliação e sua metodologia de cálculo são diferentes das usadas pelo IBGE. Mesmo assim, os dados da atividade econômica mostram que a recuperação da economia tem sido mais rápida e mais ampla do que as estimativas dos investidores mostram.

O cenário também é positivo no mercado internacional. A semana se iniciou com uma melhora das expectativas com relação a um acordo entre o Reino Unido e a União Europeia para o restabelecimento de relações comerciais após a entrada em vigor do Brexit, e com otimismo respeito tanto do pacote de estímulos à economia americana quanto com o início da vacinação contra o coronavírus nos Estados Unidos. O Senado americano aprovou, na semana passada, uma extensão temporária da ajuda governamental, que pode se encerrar no próximo dia 26 de dezembro.

Boletim Focus

A penúltima edição do ano do Boletim Focus trouxe algumas alterações em relação às edições anteriores. Pela primeira vez desde o terceiro trimestre, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) recuou levemente. A estimativa é de uma retração de 4,41 por cento, levíssima piora ante os 4,40 por cento de queda previstos na edição anterior. Há quatro semanas, a estimativa dos agentes de mercado para o PIB em 2020 era de um encolhimento de 4,66 por cento. A inflação esperada voltou a subir. O IPCA previsto para o ano avançou para 4,35 por cento ante 4,21 por cento na edição anterior. Há quatro semanas, o prognóstico era de 3,25 por cento. E o dólar esperado no fim do ano voltou a cair, recuando para 5,20 reais, leve baixa ante os 5,22 reais da semana passada. Há quatro semanas, a estimativa era de 5,41 reais.

Indicadores

A prévia extraordinária das Sondagens da Fundação Getulio Vargas (FGV) indica que o mês de dezembro deverá registrar a terceira piora consecutiva da confiança dos empresários e dos consumidores. Segundo a prévia, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) recuaria 1,7 ponto em dezembro frente a novembro, e o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) cairia 4,1 pontos, para 77,6 pontos, registrando o menor valor desde junho. Segundo a FGV, a mudança de humor foi provocada pela piora das expectativas diante do maior risco de uma segunda onda de contaminação, pelo iminente fim dos benefícios emergenciais e pelas dificuldades do mercado de trabalho. Entre consumidores de renda mais baixa, há ainda a preocupação com a aceleração da inflação.

E Eu Com Isso?

A semana começa com os pregões internacionais em alta, devido a avanços no cenário político e econômico internacional e à perspectiva do início da vacinação em breve nos Estados Unidos. Os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 estão em alta no começo dos negócios.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também:  O avanço das vacinas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.