A Levante traz as melhores ideias de investimento

Os limites da alta

Nos cinco pregões de novembro, o Ibovespa cravou uma alta de 10,2 por cento. Na segunda-feira (9), o principal indicador do mercado brasileiro encerrou os negócios a 103,5 mil pontos, nível mais alto em três meses. No momento de maior alta durante o pregão da véspera, o Ibovespa chegou a 105,1 mil pontos, nível anterior à pandemia. Isso se sustenta?

Prever as oscilações nos preços dos ativos no curtíssimo prazo é algo arriscado. Uma das frases comuns entre os profissionais de mercado é que Deus criou o câmbio flutuante para ensinar humildade aos economistas. Em menor escala, esse raciocínio vale para as ações também. E o fato de os pregões na Ásia e na Europa não terem apresentado uma direção definida na madrugada desta terça-feira não facilita as coisas.

No entanto, se é difícil prever os movimentos de curtíssimo prazo, há bem menos incerteza ao afirmar que, pensando-se em um horizonte de tempo mais longo, os prognósticos são positivos. Há vários motivos para isso.

Em primeiro lugar, os indicadores da economia real, que são menos voláteis e menos influenciados pelas expectativas, mostram uma recuperação significativa das atividades. Um bom exemplo é a produção rural. A safra brasileira de grãos deve totalizar 253,2 milhões de toneladas em 2021, alta de 0,5 por cento em relação aos 252 milhões de toneladas de 2020 e registrando um novo recorde histórico. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado, o maior desde o início da série histórica em 1975, deve-se ao aumento de 4,6 por cento na produção da soja e de 1,7 por cento na primeira safra do milho. Os lucros serão vultosos devido ao aumento do consumo interno e à elevação nos preços internacionais das commodities.

A indústria também avançou. Nesta manhã o IBGE detalhou os dados da produção industrial por estado referente a setembro. Segundo o Instituto, houve alta na produção em 11 dos 15 estados pesquisados. Em nove deles, com ênfase para São Paulo, Minas Gerais e os três estados da região Sul, a produção retornou aos níveis anteriores à pandemia. A produção industrial paulista avançou 5,0 por cento. Segundo o IBGE, o estado já acumulou um ganho de 46,6 por cento e está 4,4 por cento acima do patamar de produção de fevereiro de 2020.

A conclusão é simples. Apesar de solavancos provocados pelo noticiário e pela flutuação das expectativas devido aos avanços das vacinas contra a pandemia ou da continuidade das políticas de estímulo à atividade econômica, a economia real brasileira, em especial a agricultura e a indústria, mostram sinais de recuperação. E economia em recuperação indica empresas com bons resultados. E ações em alta no longo prazo – que é o horizonte de tempo que deve ser levado em conta pelo investidor.

INDICADORES – A primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de novembro foi de 2,67 por cento, acima dos 1,97 por cento da primeira prévia de outubro. Com este resultado, a taxa em 12 meses subiu de 19,45 por cento para 23,79 por cento. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 3,48 por cento ante 2,45 por cento em outubro, devido à alta de 4,19 por cento nos preços das matérias-primas brutas (2,31 por cento em outubro).

Os contratos futuros de Ibovespa estão iniciando o pregão da terça-feira em leve alta, estimulados pelos balanços das empresas (LEIA MAIS ABAIXO) ao passo que os contratos futuros do índice americano S&P 500 indicam estabilidade tendendo para a baixa. Espera-se um cenário de volatilidade.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.