Levante Ideias - Tania Rego

Prorrogação do auxílio

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou nesta quinta-feira (12) que é certa a prorrogação do auxílio emergencial no Brasil caso uma segunda onda seja deflagrada. Segundo o ministro, “se houver uma segunda onda da pandemia, o Brasil reagirá como da primeira vez”, significando que o estado de calamidade pública poderá ser novamente decretado em 2021 e o auxílio emergencial recriado.

Guedes complementou que essa não é a expectativa atual do ministério, mas que o cenário está previsto pela sua equipe como uma das possibilidades. O cenário-base, ou plano A, é acabar com o auxílio no fim deste ano e retomar o Programa Bolsa Família. Sendo assim, a renovação do auxílio seria uma espécie de “plano de contingência” da equipe econômica, no caso de um cenário mais pessimista.

O ministro também deu seu diagnóstico sobre a alta nos preços, em especial do grupo de alimentos e bebidas, indicando que quando houver a “aterrissagem” do auxílio para o programa posterior, seja ele o Bolsa Família ou o Renda Brasil, a alta nos preços deve se acalmar.

O novo desenho para o programa já está pronto, com novos mecanismos de premiação de mérito para alunos com boa performance esportiva, em matemática e em física. Haverá um estímulo, também, em valor menor, para metas menos ambiciosas no braço de educação.

Os mercados acabaram se assustando com a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial em 2021. O programa, ainda que não contemplasse os 600 reais mensais, é extremamente custoso e acabou enfrentando problemas de eficiência devido à ampla gama de beneficiários registrados. O custo fiscal de mais uma rodada de auxílio, apesar de entender os riscos para as rendas familiares decorrente de uma eventual segunda onda, poderia ser extremamente danoso para a trajetória da dívida brasileira, que já está em níveis elevados.

Por isso, a partir da semana que vem, faz-se necessária uma blitz no Congresso para articular a aprovação de medidas que aliviem o momento de tensão construído no mercado financeiro. As incertezas quanto ao fiscal continuam elevadas. Para o pregão de hoje, deve haver alguma repercussão secundária dessa possibilidade de extensão do auxílio emergencial.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.