A Sinqia (SQIA3) anunciou nesta segunda-feira (5), após o fechamento do mercado, a aquisição da Tree Solution, uma tradicional fornecedora de softwares para o mercado financeiro no segmento de câmbio.
De acordo com o fato relevante, a transação visa “(i) ampliar o portfólio de produtos, adicionando uma solução complementar de câmbio para controle de operações onshore e offshore; e (ii) ampliar a carteira de clientes, somando nomes importantes, como diversos bancos globais com atuação local”.
O valor pago na transação foi de 13,3 milhões de reais, sendo que o pagamento será composto por uma parcela à vista de 10,5 milhões de reais e o restante em cinco parcelas anuais de 560 milhões de reais. O valor poderá ser acrescido de mais duas parcelas de 2,1 milhões de reais em 2022 e em 2023, caso determinadas metas sejam atingidas. Nos últimos 12 meses, a receita bruta da Tree Solution foi de 8,1 milhões de reais.
Em uma análise preliminar, avaliamos como positiva a aquisição da Sinqia por conta: i) do múltiplo pago na transação, por volta das 1,64x Ev/receita bruta (aprox. 1,85x Ev/receita líquida), em linha com as aquisições recentes, ii) entrada nos serviços de câmbio, segmento menos explorado pela companhia até o momento e iii) elevadas oportunidades de vendas cruzadas (cross-sell), tanto com os mais de 350 clientes atuais quanto com a carteira advinda da Tree Solution.
Contudo, esta aquisição tem um potencial limitado na comparação com a última aquisição (Itaú Soluções Previdenciárias), cuja receita anual gira em torno dos 50 milhões de reais. Considerando a receita dos últimos 12 meses da Sinqia (216,8 milhões de reais) somada a da ISP (50 milhões de reais), a Tree Solution tem capacidade de aumentar as receitas da companhia em 5 por cento.
Com base na receita agregada entre a Sinqia e a ISP, a Sinqia negocia atualmente a um múltiplo de 4,78x Ev/Receita Bruta. Como o múltiplo pago na transação foi menor (1,64x Ev/Receita Bruta), há uma geração de valor intrínseca na operação de cerca de 25,5 milhões de reais, desconsiderando quaisquer sinergias advindas pela operação, equivalente a 1,7 por cento do valor de mercado da companhia.
Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações SQIA3 na sessão desta terça-feira (6), com impulso adicional dado pelo desempenho negativo recente das ações nos últimos 30 dias (queda de 11 por cento contra queda de 4 por cento do Ibovespa).
Esta é a segunda aquisição da Sinqia neste terceiro ciclo de aquisições, iniciado formalmente em agosto, após a aquisição da Itaú Soluções Previdenciárias (ISP). Lembramos que a Sinqia captou 340 milhões de reais na sua oferta subsequente de ações (follow-on) no fim de 2019, e que apenas pouco mais de 10 por cento desses recursos foram usados até o momento.
Caso a margem líquida (potencial da companhia em extrair lucros a partir da receita) seja superior a 7 por cento, as parcelas adjacentes serão pagas com os próprios resultados da Tree Solution, prática esta que viabiliza a manutenção do caixa para aquisições em patamares elevados.
A Sinqia é reconhecida pelo seu longo histórico de aquisições bem-sucedidas. Não apenas isso: a sua estratégia de longo prazo (e consequentemente parte relevante da sua tese de investimento) passa por este processo, elemento fundamental na consolidação do fragmentado mercado de softwares e soluções para o mercado financeiro no Brasil.
Para a Sinqia, a volta das aquisições era um dos principais catalisadores para a companhia. Até o fim do primeiro semestre, a companhia vinha adotando uma postura mais conservadora, visando manter liquidez elevada e alavancagem baixa, diante do contexto de pandemia.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.