Levante Ideias - Linx EECI

Disputa Linx-Stone-Totvs

Na tarde da última terça-feira (11), a empresa de tecnologia Linx e a Stone, de pagamentos, anunciaram que estavam em negociações avançadas. Na noite do mesmo dia, a Stone anunciou a aquisição da Linx, num negócio avaliado em 6 bilhões de reais (90 por cento em dinheiro e 10 por cento em ações).

As ações da Linx tiveram alta antes do anúncio da aquisição durante o pregão, o que ligou os radares da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que começou logo no dia seguinte, quarta-feira (12), a averiguar se houve insider trading.

A escalada começou pouco depois das 10h da manhã sendo que a empresa havia previsto a divulgação de seu balanço para a segunda-feira à noite, com uma teleconferência na terça-feira, às 11 horas. A companhia não apenas não apresentou os números na noite do dia 10 (sem explicações) como cancelou a apresentação dos números, por meio de comunicado enviado à CVM, só às 9h59 dia seguinte — ou seja, uma hora antes da reunião virtual (teleconferência).

Na proposta da Stone também foi estabelecida uma multa de 605 milhões se uma das partes desistir do negócio, além de direito a pagamentos adicionais que podem caracterizar prejuízo aos minoritários.

Em meio a um intenso debate, na manhã de sexta-feira, 14, a empresa de tecnologia Totvs fez uma oferta de 6,1 bilhões de reais pela Linx, embolando a disputa. A Totvs questionou esta cláusula, em especial, chamando-a de “multa abusiva” contratada pela Linx com a Stone.

A disputa pela agora cobiçada Linx pode seguir impulsionando as ações LINX3 no curto prazo, mas acreditamos que o mercado esteja mais atento aos desdobramentos das investigações da CVM. Se for confirmado insider trading e/ou se intervirem a proposta da Stone, as ações podem devolver parte dos ganhos.

Deixando de lado se há ética ou não nos termos propostos pela Stone, acreditamos que a operação entre Linx e Stone tem mais sentido estratégico, pois verticaliza e dá uma competitividade extra a ambos os negócios, apesar de Totvs e Linx também se complementarem em termos de setores atendidos.

A oferta da Totvs, que soma 6,103 bilhões, é igual para todos os acionistas da Linx: cada acionista da Linx receberia uma ação da Totvs mais 6,20 reais por ação de sua titularidade, o que somaria 34,97 reais considerando o fechamento da última sexta-feira (27,77 reais). Ao fim, os acionistas da Linx teriam 24 por cento do capital total e votante da Totvs.

Totvs chegou a subir 4 por cento na última sexta depois do anúncio da oferta com Linx, mas acabou recuando ao longo do pregão.

Na operação da Stone, o acionista da Linx pega o dinheiro e vai para casa. Já na operação da Totvs, o acionista da Linx tem a chance de ser sócio dos benefícios da união das empresas. Em compensação, em uma, o lucro é quase integralmente assegurado na hora, enquanto na outra, a fatia em caixa é bem menor.

A participação da Linx no mercado de sistemas para o varejo cresceu três pontos percentuais no ano passado na comparação com o ano anterior e superou a soma das fatias de mercado do segundo, terceiro, quarto e quinto colocados, de acordo com a consultoria IDC

No segmento de comércio on-line, área que vem crescendo a passos largos nos últimos meses com a pandemia obrigando o varejo a fechar as lojas físicas, a Linx também vem ganhando participação, mas está na segunda posição com 13,7 por cento. O líder possui 20,8 por cento do mercado.

A expectativa é, que após o lance da Totvs ter se tornado público, a Stone venha a defender sua oferta com um aumento na proposta e pressão nos prazos até porque, agora, o valor de mercado da Linx já é de 6,25 bilhões de reais — mais do que o lance da Stone.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.