previdência

Câmara desiste

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que a Câmara dos Deputados deve deixar o pedido de liminar feito pelo Congresso no início deste mês, que aponta supostas manobras irregulares para a venda de subsidiárias estatais. A decisão da Câmara vem após Maia rever sua posição sobre o assunto, divergindo do presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), e escalar dois advogados para formalizar a desistência sobre o assunto. 

Segundo o presidente da Câmara, inicialmente Alcolumbre o tinha convencido sobre a ação e tinha seu apoio. No entanto, após conversa com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), foi demonstrado que a estratégia de criação de subsidiárias ajudaria, por exemplo, a diminuir o monopólio do setor de refino. 

Alcolumbre havia enviado medida cautelar para o Supremo Tribunal Federal (STF), por entender que o governo estaria desmembrando empresas-matriz para driblar a decisão da própria Corte, em que a venda de subsidiárias pode ser feita sem o aval do Congresso. Para Alcolumbre, tal processo estaria ocorrendo com a Petrobras e sua tentativa de vender refinarias ainda este ano. 

Como o Judiciário está em recesso, cabe ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli, decidir sobre o caso. Na última terça-feira (14), ele pediu para que as partes envolvidas se manifestassem. Caso o recesso acabe e Toffoli ainda não tenha decidido, o processo vai para as mãos do ministro Lewandowski.

A retirada de apoio da Câmara dos Deputados tem um peso simbólico na discussão, já que deixa o governo, que é contra a liminar, menos pressionado. A decisão deve ser eminentemente jurídica, mas é sempre importante analisar o peso dos outros Poderes na discussão. Neste momento, parece mais plausível que a liminar seja negada, em aceno do presidente Toffoli ao Planalto. 

No entanto, o tempo é também inimigo do governo, já que a liminar só seria decidida pelo presidente do STF enquanto o recesso está em voga. Caso o recesso acabe e o processo vá para as mãos de Lewandowski, as chances de um revés para o governo aumentam consideravelmente, uma vez que o ministro é notadamente reticente quanto às questões envolvendo privatizações.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Legislativo em alta

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.