O Planalto vem preparando a recriação do Ministério da Segurança Pública para agradar a sua base eleitoral ligada às carreiras policiais. Atualmente anexada ao Ministério da Justiça, a pasta sempre foi cogitada pelo presidente Bolsonaro e o seu desmembramento inclusive incomodava o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Atualmente, há forte pressão da categoria e seus representantes no Legislativo para que haja um ministério cujo chefe defenda seus direitos – como ocorre com os evangélicos e com os militares. O candidato mais provável para o cargo é o ex-deputado e amigo próximo de Bolsonaro, Alberto Fraga (DEM). Ele foi coronel da PM no DF e já é considerado um “ministro informal” do presidente.
A recriação do ministério da Segurança Pública não deve incorrer em aumento de gastos significativos da máquina pública, já que o desmembramento com a Justiça deve também separar os servidores já atuantes nesta área. Do ponto de vista político, a categoria de policiais e bombeiros, caso contemplada, dará ainda mais apoio ao governo.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Rodrigo Maia faz apelo por reformas