Levante Ideias - Brasilia

Centrão chega à Esplanada

O governo publicou, na noite desta última quarta-feira (10), Medida Provisória (MP) recriando o Ministério das Comunicações e nomeou o deputado Fábio Faria (PSD-RN) para o comando da pasta. Anteriormente, a pasta estava ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, mas com o desmembramento, agora o governo passa a ter 23 ministérios.

A Secretaria de Comunicação, sob o comando de Fábio Wajngarten, passa a compor a nova pasta e o ex-chefe da Secom será secretário-executivo das comunicações. O deputado Fábio Faria está em seu quarto mandato federal e é genro do apresentador Sílvio Santos – fato que justificaria, segundo Bolsonaro, sua nomeação.

Segundo aliados do Planalto, havia um desejo de recriar o ministério por dois principais motivos: a) o desempenho de Marcos Pontes na área de Comunicação não estaria convencendo o presidente nas últimas semanas; b) a Secom, antes ligada diretamente ao gabinete de Bolsonaro, era considerada uma “fábrica de problemas”, na visão dos militares.

Ainda que Bolsonaro formalmente não admita, a indicação de um deputado do PSD, que compõe o Centrão, para comandar um ministério é um passo à frente nas negociações políticas para angariar apoio no Congresso. Até agora, o governo somente distribuía cargos de segundo e terceiro escalões. A indicação de Fábio Faria agrada especialmente a bancada evangélica, da qual o deputado faz parte, e deve reforçar a estratégia de combater as acusações envolvendo o inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado tem bom trânsito no setor de telecomunicações e também é próximo de Rodrigo Maia (DEM-RJ), devendo azeitar ainda mais a relação entre Executivo e Legislativo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Centrão é oficialmente da base do governo

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.