Levante Ideias - Brasilia

Um novo ministro da Saúde

Conforme antecipamos, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) foi exonerado, na tarde da quinta-feira (16), do cargo de ministro da Saúde. A demissão era iminente, faltando somente a escolha de um substituto para ser concretizada. Assim que o nome do oncologista Nelson Teich foi confirmado, Bolsonaro chamou Mandetta para uma reunião e o comunicou da sua demissão.

O episódio marca o fim de uma novela de desavenças entre os dois, chegou ao fim a passagem de Mandetta no ministério da Saúde. O médico aproveitou para dar entrevista coletiva após o comunicado, agradecendo toda a pasta pelo trabalho. Dessa vez, Mandetta foi diplomático, poupando críticas ao presidente e seu núcleo. 

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, foi consultor da área de saúde na campanha de Bolsonaro e é fundador do Instituto COI, que realiza pesquisas sobre câncer. Teich é apadrinhado do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, e do empresário bolsonarista Meyer Nigri, dono da Tecnisa. O oncologista tem, assim como Mandetta, perfil técnico e vem para destravar os debates “politizados” sobre a Covid-19. 

No pronunciamento de ontem, Teich não entrou em detalhes sobre qual será a atuação do governo no combate ao coronavírus. Deu a entender, porém, que pouco deve mudar no curto prazo. Do ponto de vista político, a saída de Mandetta pode significar um afastamento do DEM do governo. Vale lembrar que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, rompeu com o presidente durante a pandemia. Podendo mexer com a governabilidade do Planalto, esse é um ponto para ficar bastante atento.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também:

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.