Levante Ideias - Ponto Frio

Via Varejo (VVAR3) atualiza mercado

A Via Varejo (VVAR3) anunciou nesta segunda-feira (4/abr), através de fato relevante, a situação atualizada de diversas questões importantes relacionadas às suas operações e negócios em meio ao contexto da pandemia do coronavírus.

De acordo com o comunicado, das suas 1.073 lojas físicas, 224 já foram reabertas em consonância às regras de cada município, e que elas “vêm apresentando performance de vendas similar aos níveis de faturamento anteriores ao início da pandemia”.

Além disso, ela afirmou que em alguns dias das últimas semanas o seu faturamento tem batido os 70 por cento do orçamento total previsto para 2020 (e-commerce e lojas físicas).

Ademais, foi esclarecida a sua política de pagamento de aluguéis referentes a março. Segundo a companhia, ela realizou os pagamentos relativos àquele mês com diversos descontos e concessões concedidas pelos locadores mas que, via de regra, tem buscado a isenção total do aluguel nos períodos na qual as unidades ficaram fechadas, inclusive através de ações judiciais.

Embora boa parte das informações apresentadas pelo comunicado já tenham sido divulgadas anteriormente, a atualização da situação através de fato relevante materializa o bom desempenho da empresa em meio ao coronavírus e avaliamos como positivo os seus esforços em comunicar e esclarecer a sua situação de forma transparente e organizada.

Esperamos impacto positivo no preço das ações, muito embora as suas recentes altas possam limitar o potencial de valorização no curto prazo.

As ações Via Varejo (VVAR3) apresentam queda de 15 por cento no ano, desempenho bastante superior à queda de 31,8 por cento do Ibovespa. Em abril, enquanto a recuperação da média do mercado foi de 10,2 por cento, as suas ações se valorizaram 73,9 por cento.

O principal destaque do comunicado é a melhora do desempenho do segmento de e-commerce, que tem conseguido compensar boa parte das vendas perdidas no varejo físico. De acordo com o levantamento de dois institutos de pesquisa de mercado online, a Via Varejo tem conseguido aumentar de forma expressiva a sua participação de mercado com crescimento de vendas online acima da média do setor.

Outro ponto importante foi sobre sua recente aquisição – a empresa de logística Asaplog. A Via Varejo, que estima ter adiantado em 12 meses todos os esforços necessários para obter um sistema logístico como o adquirido, espera contar com 180 Mini Hubs até o final de ano, cuja função será funcionar como pequenos centros de distribuição.

O principal catalisador das ações da empresa no curto prazo é o ritmo da retomada das atividades econômicas no país.

Será importante acompanhar os dados de vendas brutas no período, teremos mais informações no dia 13 de maio, quando será divulgado o resultado do primeiro trimestre de 2020 da Via Varejo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Recesso, pero no mucho…

Existe, no imaginário popular, uma ideia fixa que procura associar o recesso parlamentar à inatividade de políticos de Brasília. De fato, os corredores do Congresso

Read More »
Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Inflação supera expectativas

A sexta-feira começa com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de 0,72% em julho, levemente abaixo do 0,83% de

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel