capa-nft

O que são NFTs

Se você se interessa pelo universo das criptomoedas, certamente já se deparou com o termo NFT.

NFT é a sigla para non-fungible token (token não fungível, traduzindo para o português), e para entendermos o que é essa tecnologia, primeiramente temos que saber o significado dos termos “fungível” e “token”, e como eles se relacionam.

Fungível: Um bem fungível é um bem que é passível de ser substituído por outra coisa de mesma espécie, qualidade, quantidade e valor. Um bom exemplo que podemos utilizar para visualizar de forma mais clara esse conceito é se pensarmos na seguinte situação: Alguém lhe mostra duas notas de 10 reais, e te pede para escolher uma. A escolha é bastante simples, qualquer uma delas, afinal ambas as cédulas têm o mesmo valor, serão usadas para o mesmo fim etc. Essa característica de não conseguir fazer distinção entre elas é a chamada fungibilidade.

Token: Um token no universo cripto é a representação de um ativo, podendo ser absolutamente qualquer representação, desde agrupamentos de ativos financeiros até obras artísticas. Ele funciona como um contrato, garantindo ao portador uma troca direta daquele token por aquilo que ele representa, podendo ser a qualquer momento ou em uma data previamente decidida.

Uma vez compreendidos esses significados, fica simples entender o que são tokens não fungíveis. São tokens que não podem ser substituídos por outros da mesma categoria, ou seja, cada um tem um valor distinto do outro, são peças únicas e que, na maioria das vezes, têm seu valor atrelado à sua exclusividade e autenticidade, bem como uma obra de arte.

Sendo assim, tais quais as obras de arte, os NFTs passaram a ser vistos não apenas como símbolos de status, mas como investimentos com potencial de valorização no longo prazo, diante da perspectiva de digitalização das relações sociais com a ascensão do metaverso.

Ou seja, assim como os investidores do mercado de arte compram pinturas famosas com a expectativa de que elas se valorizem ao longo do tempo, tendo em vista seu status exclusivo e único, alguns investidores apostam na valorização dos NFTs pelos mesmos motivos, fazendo com que esse mercado já valha mais de 41 bilhões de dólares.

Os principais exemplos no momento são os membros do BAYC (Bored Ape Yatch Club, clube de iate dos macacos entediados, em tradução livre). Para fazer parte desse clube exclusivo com diversos benefícios na vida real, que já conta com atletas profissionais das principais ligas de esportes do mundo, celebridades premiadas e grandes executivos das maiores empresas é necessário ter posse de um NFT como o mostrado na figura abaixo.

 São 10 mil imagens únicas que podem ser adquiridas, com o menor valor listado em aproximadamente 1 milhão e 360 mil reais.

Já existem diversos clubes e até restaurantes que só aceitam a entrada de portadores de NFTs, mas a relação dessa classe de ativos com o status social é apenas um exemplo do futuro impacto que os NFTs terão em nossas vidas. Isso porque a forma como esses ativos são registrados em blockchains – tecnologia que permite a criação de grandes bancos de dados que registram as transações dos usuários – promete transformar a noção de propriedade na nova era que se inicia com a evolução da internet.

Em suma, o mercado de NFTs possui um vasto potencial a ser explorado, e deve ocupar um papel de destaque na nova realidade que vem se consolidando, na qual o espaço digital se torna cada vez mais importante para as relações sociais.   

 

DISCLAIMER

Este relatório foi elaborado pela Levante Ideias de Investimentos e o uso é exclusivo de seu assinante, estando protegido pela Lei de Direitos Autorais. Este conteúdo não pode ser reproduzido, copiado ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização.

Este documento tem como objetivo somente informar os leitores e não tem a finalidade de assegurar, prometer ou sugerir a existência de garantia de resultados futuros ou isenção de risco para os leitores. O documento não tem o cunho de ofertar, negociar, comercializar ou distribuir títulos ou valores mobiliários ou qualquer outro instrumento financeiro.

As decisões de investimentos devem ser realizadas pelo próprio leitor.

O analista responsável poderá esclarecer dúvidas de seus leitores através de vídeos ou relatórios que serão enviados simultaneamente aos assinantes, mantendo e garantindo a isonomia de informações.

As informações deste relatório foram baseadas em fontes públicas e consideradas fidedignas na data de publicação, e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação com respeito a tal mudança.

Conforme o artigo 20, parágrafo único da ICVM 20/2021, a analista Rafael Bevilacqua declara-se inteiramente responsável pelas informações e afirmações contidas neste relatório de análise.

Nos termos do artigo 21 da ICVM 20/2021, os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram que as recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Também nos termos do artigo 21 da ICVM 20/2021 informamos que o analista Rafael Bevilacqua possui 40.000 ações da Via (VIIA3) adquiridas no dia 11 de novembro. A aquisição foi realizada respeitando o artigo 13 da ICVM 20/2021 e as regras de compliance da Levante.

Os valores mobiliários não contam com garantia do Fundo Garantidor de Crédito – FGC.

A reprodução, cópia ou distribuição deste conteúdo, no todo ou em parte, implicará ao infrator sanções cíveis e criminais, incluindo a obrigação de reparação de perdas e danos causados, nos termos dos artigos 102 e seguintes da Lei 9.610/98.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.