(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mini Guia de Imposto de Renda

Investir é uma tarefa cada vez mais simples, principalmente por conta da facilidade do uso da internet. Mas é preciso fazer um alerta: a Receita Federal está de olhos abertos para as arrecadações, e é mais do que necessário saber o impacto que os tributos como o Imposto de Renda podem causar nos seus investimentos.

Com isso, os investidores precisam reforçar a atenção, principalmente nos pequenos detalhes para o envio de informações corretas na Declaração Anual do Imposto de Renda. Sem contar também que no momento inicial do investimento é preciso estar atento aos descontos que serão feitos dos rendimentos por conta das taxas cobradas.

Sendo assim, preparamos esse conteúdo para te ajudar a investir melhor e com mais rentabilidade e, de quebra, vamos explicar como declarar os principais investimentos à Receita Federal.

Cuidado ao declarar o Imposto de Renda

Segundo a Receita, o principal motivo para os contribuintes caírem na malha fina é a omissão de rendimentos. Por esse motivo, é muito importante ter um controle dos investimentos e resgates. Quanto mais organizado você for, mais fácil será o preenchimento da declaração.

Para quem investe só em fundos ou em renda fixa, o preenchimento é mais fácil. Como o imposto sobre a renda é retido e recolhido na fonte, a instituição financeira é obrigada a preparar um Informe de Rendimentos com os números. Mas quando o investimento é feito em renda variável, a história fica complicada.

Quando ocorre venda de ativos de renda variável com lucro tributável durante o ano, o investidor é obrigado a calcular o imposto por conta própria. Será necessário preencher um DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) e recolher o imposto até o fim do mês seguinte ao da venda.

Na hora de preencher a Declaração de Ajuste Anual, será preciso fazer um levantamento de todas as operações realizadas, informando todos os impostos já recolhidos. Além disso, é preciso apurar o ganho total e os saldos no fim de 2017 e no final de 2018.

Como declarar investimentos no IR?

A declaração pode ser preenchida e enviada de três formas: pelo computador (através do Programa Gerador da Declaração – PGD), por aplicativo (cujo nome é Meu Imposto de Renda) ou pela internet (no serviço Meu Imposto de Renda, no site da Receita Federal).

Terei de pagar ao invés de receber a restituição, e agora?

Caso você tenha de pagar algo ao invés de receber, será possível parcelar o valor devido em até oito vezes (não podendo a parcela ser inferior a R$ 50).

Como declarar os investimentos no IR?

Como cada investimento tem as suas próprias particularidades, preparamos um Guia Completo para que possa te auxiliar neste momento.

Clique aqui para baixar o Guia Completo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Taesa TAEE11
E eu com isso

Taesa (TAEE11): Resultado do 4T20

A companhia Taesa (TAEE11) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de quarta-feira (03), após o fechamento do mercado. A companhia

Read More »
Levante Ideias - Auxílio Emergencial
E eu com isso

Arthur Lira não desafinou

É possível contar a história do pregão da B3 na quarta-feira (03) com alguns poucos números. O Ibovespa fechou com uma leve queda de 0,32

Read More »
E eu com isso

Fechamento de lojas da Disney

A Disney (DIS) anunciou nesta quarta-feira (2), após o encerramento das negociações no mercado, que irá fechar pelo menos 60 lojas físicas na América do

Read More »
Senado federal
E eu com isso

Ajuste tímido

O Senado Federal aprovou, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, a PEC Emergencial, que retoma os pagamentos do auxílio

Read More »
Setor de Saúde Bolsa de Valores
E eu com isso

Setor de Saúde em alta

O ano de 2021 começou marcado por forte número de ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) realizadas em diferentes setores. O

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel