day-trade

Entenda O Que É Day Trade

Obter lucro a curto prazo é a expectativa que muitos investidores têm quando entram no universo dos investimentos e no day trade. Mas, você sabe o que exatamente significa este termo? 

Neste artigo vamos explicar melhor sobre o universo das aplicações. Assim, abaixo, você verá:

  • o que é o day trade e como funciona;
  • vantagens do day trade;
  • quem são e quem pode se tornar um investidor de day trade;

O que é o day trade e como funciona?

Day trade é uma operação de compra e venda de ativos e derivativos realizada em um único dia na Bolsa de Valores. O objetivo dos chamados day traders é obter o maior lucro com a oscilação dos ativos e derivados realizados no mesmo dia na Bolsa de Valores.

Nesse tipo de operação, o trader não está necessariamente preocupado com a empresa que está operando, podendo lucrar até mesmo com a sua queda no mercado. O foco desse perfil de investidor é olhar para a volatilidade e os preços.

A prática de day trade funciona a compra e venda de ações e afins em um único dia – tanto a compra seguida da venda quanto a venda seguida da compra. É  bem comum, no mercado das aplicações, que as operações sejam feitas com ações. Mas alguns investidores aplicam esse mesmo tipo de negociação com opções ou contratos futuros.

Vantagens do day trade

Para você que está se questionando se esse tipo de aplicação é vantajoso, separamos alguns dos principais benefícios e razões que fazem os investidores aderirem a esta modalidade:

Análise técnica

A análise técnica de day trade se baseia no princípio de que, de acordo com algumas tendências, os preços dos ativos no “futuro” são dependentes dos preços nas negociações passadas. Por isso, a análise do que já aconteceu, a partir de gráficos, dá indicações sobre como será o amanhã.

Esse tipo de análise não leva, a princípio, em consideração fatores como a participação de mercado, receita, endividamento ou lucro das empresas emissoras de ações, por exemplo. Isso pois esses pontos fazem mais sentido para os investidores que fazem suas aplicações a longo prazo. Porém, um bom resultado divulgado ou algo assim pode impulsionar as ações em uma dia, ou fazê-las despencar, o que pode ser bem aproveitado por um day trader.

A análise técnica resume que todas as características do ativo estão refletidas no preço, que se movem em tendências – de alta ou de baixa. Justamente por apontar para esses movimentos e sugerir os caminhos que devem ser seguidos pelos papéis nos próximos pregões, esse tipo de análise é o mais utilizado pelos day traders.

Margem de garantia

No universo desse tipo de aplicação, se você quiser aplicar uma quantia muito alta em uma ação e não tiver todo esse valor em sua conta, não tem problema, já que a margem de garantia foi criada para facilitar a vida de quem investe.

Essa margem varia de acordo com cada corretora e, também, de acordo com o ativo negociado. O ideal é conversar com a corretora e entender os valores juntos.

Outro ponto importante – e que não podíamos deixar de mencionar – é sobre a margem de garantia não necessariamente se tratar apenas de dinheiro Além da moeda corrente, podem ser aceitos alguns investimentos em renda fixa, como Certificado de Depósito Bancário (CDB ), títulos públicos do Tesouro Direto, Ações etc.

Maior agilidade

Como mencionamos anteriormente, o day trading é feito em transações de prazo bastante curto. Em alguns casos, o intervalo entre a compra e a venda do ativo pode durar apenas alguns poucos minutos.

Logo, não é necessário se preocupar com datas de vencimento, já que todo o processo é muito rápido e sem grandes burocracias.

Alavancagem

Este ponto é muito importante: é possível investir em day trade sem ter o dinheiro total para as compras de ação, basta ter a garantia que mencionamos. Desta forma, a única preocupação será pagar pelas perdas ou receber os lucros.

Porém, aqui, deve-se prestar bastante atenção. Isso, porque, se você se alavancar de maneira irresponsável, pode ter de arcar com uma dívida que poderia extrapolar os seus limites. 

Por isso, é importante ter bastante conhecimento do que se está fazendo. 

Previsão de prejuízo

Perder dinheiro não é a vontade de nenhum investidor, certo? Por isso, essas negociações rápidas precisam de uma cabeça pensante e embasada em dados concretos, fazendo uso da análise técnica de day trade, já que o principal objetivo dessa modalidade é diminuir os riscos, identificar oportunidades e conseguir as melhores rentabilidades.

Mas é importante ter uma alternativa para minimizar os possíveis prejuízos.

Quem são e quem pode se tornar um investidor de day trade?

Para se tornar um day trade basta ser apto a realizar operações na Bolsa de Valores, porém, o aconselhável é que, para as compras e vendas em um mesmo dia a curto prazo, as pessoas que estão iniciando a carreira investidora fiquem de fora até possuírem os conhecimentos necessários.

O day trade é aconselhável para pessoas com perfil investidor mais arrojado e que estão em concordância com os riscos que a modalidade oferece, visto que estão mais adaptadas e conseguem lidar melhor com as variações intensas.

É importante ressaltar que, mesmo aqueles que já estão inseridos nesse tipo de investimento, ainda contam com o apoio e a consultoria de pessoas especializadas. Ter alguém à disposição para consultoria e apoio profissional é essencial para ser destaque neste tipo de investimento.

Esse apoio profissional será importante para:

  • compreender e interpretar os gráficos mais completos;
  • identificar oportunidades de forma imediata para aproveitá-las;
  • fazer análise técnica de day trade.

A Levante é especialista em empoderar investidores a construírem seu próprio patrimônio. Os especialistas da Levante trabalham duro para escolher as melhores ideias de investimentos para facilitar o seu sucesso no universo dos investimentos. Confira o nosso artigo sobre os tipos de perfil investidor e entenda em qual você se encaixa!



O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - BRF
E eu com isso

Incertezas no follow-on da BRF

A BRF (BRFS3), dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou na manhã desta terça-feira (18) que seus acionistas aprovaram o aumento de capital (follow-on) pretendido

Read More »
Levante Ideias - Juros
E eu com isso

Juros sobem na Europa e nos EUA

Três notícias movimentam os mercados internacionais de títulos na manhã desta quarta-feira (19). A primeira foi o fato de que os juros dos títulos referenciais

Read More »
Levante Ideias - Sinqia
E eu com isso

Sinqia adquire LOTE45

A Sinqia (SQIA3) anunciou, nesta terça-feira (18), após o fechamento dos mercados, a sua segunda aquisição neste novo ciclo de crescimento inorgânico, iniciado após o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.