Foto: divulgação

XP Inc.: Resultados do primeiro trimestre de 2020

A XP Inc (XP) divulgou nesta terça-feira (12) o seu resultado referente ao primeiro trimestre de 2020. Os números apresentados foram bons e vieram acima das expectativas em termos de receita, reforçando seu potencial de crescimento e geração de valor ao acionista.

O principal destaque positivo foi a sua receita bruta de 1,86 bilhão de reais, um aumento de 84 por cento na comparação anual e 9 por cento na comparação trimestral. Tanto a receita proveniente do varejo como a institucional demonstraram bom desempenho, com crescimento anual de 79 por cento e 126 por cento, respectivamente e crescimento trimestral de 9 por cento e 8 por cento.

O principal destaque negativo foi o total de ativos sob custódia (366 bilhões de reais), que embora tenha apresentado crescimento de 58 por cento no comparativo com o primeiro trimestre de 2019, acabou recuando 11 por cento com relação ao quarto trimestre do ano passado.

O resultado apresentado pela XP foi bom e esperamos impacto positivo no preço das suas ações no curto prazo. Após a divulgação, as suas ações, que são negociadas na bolsa de Nasdaq, avançaram mais de 8 por cento nas negociações do after market.

A receita foi impulsionada tanto pelo aumento na base de clientes, que ultrapassou a marca de 2 milhões de contas ativas (20 por cento a mais que no quarto trimestre de 2019) quanto pelo acréscimo no percentual de comissões (take-rate) do varejo – que fechou março com 1,4 por cento, 0,2 ponto percentual a mais que no último período. A melhora na comissão foi por conta do aumento das receitas com corretagem em ações e derivativos e pelo aumento da receita acima do aumento dos ativos sob custódia.

A queda dos ativos sob custódia teve influência da desvalorização dos ativos devido às condições de mercado, cujo impacto foi negativo na ordem dos 46 bilhões de reais e de uma saída de um grande cliente no segmento corporativo, que reduziu o montante em 21 bilhões de reais. Houve ainda uma compensação na ordem dos 15 bilhões de reais de captação líquida no período. Embora o número seja desfavorável, ele já “está no preço”, posto que já foi apresentado pela companhia na sua prévia operacional divulgada no dia 15 de abril.

Na última linha, seu lucro líquido foi de 398 milhões de reais, alta de 89 por cento na comparação anual e estável com o quarto trimestre de 2019.

Em geral, a empresa ficou praticamente imune aos impactos da pandemia do coronavírus neste primeiro trimestre. Contudo, o cenário tende a ser mais desafiador à frente, o que deve gerar revisão de lucros para baixo no restante do ano.

Mesmo assim, a XP tem provado a resiliência do seu negócio, com forte potencial de crescimento e geração de valor ao acionista. 

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: BRF (BRFS3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel