Levante Ideias - Ultrapar

Ultrapar (UGPA3): Resultados do 4T20 e de 2020

Na noite desta quarta-feira (24), a holding Ultrapar divulgou seus resultados referentes ao 4T20 e no consolidado do ano de 2020, após o fechamento de mercado.

Os resultados do 4T20 foram piores que os do trimestre anterior, puxado por alta de custos dos combustíveis na bandeira Ipiranga, baixando a rentabilidade, porém parcialmente compensado por resultados recordes de Oxiteno e desempenho consistente de Ultragaz, com desempenho levemente acima do esperado.

Os principais destaques positivos foram:

i) Ebitda recorrente (métrica da geração de caixa operacional) do segmento Oxiteno apresentando crescimento de 167 por cento em 2020 comparativamente a 2019, alcançando 629 milhões de reais. Se contar com o efeito não-recorrente de créditos tributários, o número sobe para 785 milhões, um crescimento de 254 por cento em relação ao ano anterior. Os efeitos são oriundos principalmente do câmbio favorável para a companhia.

ii) Crescimento de receita de Ultragaz e Ultracargo em 2020 (4 por cento e 19 por cento respectivamente) em relação a 2019, acompanhada de melhora na rentabilidade com o Ebitda de Ultragaz crescendo 24 por cento no ano, para 729 milhões de reais, e 41 por cento para Ultracargo, alcançando 326 milhões de reais.

Os destaques negativos ficam para o desempenho do seu principal negócio, a Ipiranga, que sofreu baixas de volume de vendas, sobretudo no 2T20, com queda de rentabilidade no ano, atingindo a menor marca do indicador Ebitda/m³ vendido dos últimos 5 anos, chegando a 80 reais por m³ no consolidado do ano. Também contribuiu negativamente para a margem, a paridade de preços de combustíveis na refinaria, abaixo dos preços de importação no 4T20, segundo a própria companhia.

A receita líquida de Ipiranga em 2020 foi de 66,13 bilhões de reais, 6 por cento menor que o ano de 2019, com margem Ebitda de 2,6 por cento contra 4,5 por cento em 2019, alcançando 1,712 bilhão de reais em 2020, queda de 31 por cento na comparação anual.

E Eu Com Isso?

Os resultados do 4T20 vieram abaixo do 3T20, sobretudo pela alta forte de custos de aquisição dos produtos nos segmentos de distribuição (Ultragaz e Ipiranga), além da fraca recuperação de volumes ainda com efeitos da pandemia no Brasil. Em 2020, apesar dos resultados ruins de Ipiranga, o desempenho sólido dos demais negócios compensaram, mantendo a sólida geração de caixa da companhia no ano que atingiu 2,1 bilhões de reais.

Porém os números vieram ligeiramente acima do esperado pelo mercado no trimestre, além do guidance mais otimista esperado pela companhia em 2021. O Ebitda total projetado pela companhia para este ano ficou entre 3,8 a 4,5 bilhões de reais no total, com o piso da faixa 15 por cento acima do registrado pela Ultrapar em 2020 (3,31 bilhões de reais de Ebitda recorrente).

Esperamos um impacto ligeiramente positivo no preço das ações Ultrapar (UGPA3) no curto prazo, que vem em movimento de quedas sequenciais nos últimos pregões, porém pode haver grande volatilidade a depender dos desdobramentos das mudanças na Petrobras e definição sobre a política de preços de combustíveis.

A volatilidade grande nos preços dos combustíveis é prejudicial aos distribuidores, que têm dificuldades em repassar os custos integralmente no curto prazo, devido à composição de seus estoques e complexidade da cadeia de distribuição. Além disso, a incerteza em torno da política de preços e do comando da Petrobras, pode prejudicar o processo de desinvestimento das refinarias, no qual a Ultrapar já possui proposta vinculante na planta do Rio Grande do Sul, com efeitos negativos sobre o preço de suas ações.

Por outro lado, a companhia anunciou investimentos em expansão e modernização em 3 de seus negócios (Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga), destinando o montante de investimento em Extrafarma e Oxiteno apenas para a manutenção, sinalizando definitivamente que irá se desfazer de ambos os negócios, positiva para a companhia que mira concentrar esforços na cadeia de energia.

Os principais pontos a se observar na tese de investimento da companhia são:

i) Recuperação da rentabilidade em Ipiranga

ii) Processo de desinvestimentos de Oxiteno e Extrafarma

iii) Processo de aquisição da Refinaria (REFAP) no Rio Grande do Sul.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Ultrapar (UGPA3): interesses nos ativos à venda.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.