Tesla - Levante Ideias

Tesla: restrições na China

Na última semana, foi revelado que o governo chinês impede que militares de alto escalão e funcionários de alguns cargos importantes de estatais utilizem carros fabricados pela Tesla (TSLA) no país. O receio, ou até mesmo a acusação, é de que os dados coletados de imagem e voz estariam sendo compartilhados com o governo americano.

Em um fórum de desenvolvimento da China apoiado pelo governo de Pequim e realizado no último sábado (20), o fundador Elon Musk foi enfático ao dizer que em caso de envolvimento em atividades de espionagem, o impacto para qualquer empresa comercial seria desastroso, pois impediria a empresa de operar, vender, importar ou produzir em qualquer outro país.

De forma “política”, ele chamou de exageradas as preocupações envolvendo o aplicativo TikTok nos Estados Unidos, deixando claro que esta questão recente é um problema bilateral.

E Eu Com Isso?

A notícia da possível restrição do uso dos carros da Tesla para alguns funcionários é negativa para a companhia, embora em um primeiro momento o impacto nos fundamentos seja extremamente limitado. O risco – e consequentemente efeito negativo no preço das ações – é caso haja um rompimento na boa relação da companhia com as autoridades chineses.

Até o presente momento, é possível afirmar que existe uma certa “lua de mel” entre a Tesla e a China, que é vista como uma empresa estrangeira modelo no país. A Tesla foi a primeira montadora a conseguir aprovação para montar uma fábrica própria no país em 2018, sem parcerias ou joint-ventures.

Para a empresa, o mercado chinês é essencial. O governo chinês pretende que as vendas de carros elétricos correspondam a 20 por cento da venda total de veículos até 2025. Como no ano passado a Tesla entregou cerca de 500 mil veículos globalmente, espera-se que a China possa representar cerca de 40 por cento das entregas globais da companhia em poucos anos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Venda Tesla e compre Coca-Cola.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.