elon eeci

Tesla compra Bitcoin

A Tesla (TSLA) publicou nesta segunda-feira (8) o seu Formulário 10-K, relatório anual obrigatório emitido por todas as companhias de capital aberto nos Estados Unidos. No capítulo sobre riscos, a companhia informou que modificou em janeiro deste ano a sua política de investimentos para permitir a alocação em “ativos de reserva alternativos”, tais como ouro, fundos lastreados em ouro e ativos digitais. Logo na sequência, ela anunciou que adquiriu cerca de 1,5 bilhão de dólares em Bitcoins.

Ela também anunciou que pretende aceitar em breve a moeda como meio de pagamento nos seus negócios, observando as “leis aplicáveis” e apenas em uma “escala limitada”.

Contabilmente, a Tesla terá que classificar o investimento no balanço como um “Ativo Intangível de Vida Indefinida”. Na prática, isso significa que ela terá que marcar o ativo a mercado em toda divulgação e realizar os ajustes necessários nos seus resultados, o que pode influenciar nas suas margens operacionais em caso de queda no nível de preços do Bitcoin.

E Eu Com Isso?

Na sessão desta segunda-feira (8), as ações da Tesla (TSLA) apresentaram uma performance acima do índice S&P 500: alta de 1,3 por cento contra 0,74 por cento. O anúncio também gerou euforia na cotação do Bitcoin, que fechou em alta de 14,2 por cento. Ao que tudo indica, o movimento de alta deve continuar nesta terça-feira (9).

Enxergamos a nova política de investimentos da Tesla bastante ousada, em consonância com o estilo de gestão Elon Musk. Na nossa visão, porém, a necessidade de realizar revisões periódicas no valor do ativo pode gerar volatilidade nas suas margens no futuro. Embora não tenha efeito-caixa, essa questão tem potencial de atrapalhar a interpretação do mercado em seus números.

Por exemplo: caso o preço do Bitcoin caia 20 por cento desde o momento da compra até o fim deste trimestre, a Tesla terá que passar 300 milhões de dólares no seu resultado na linha de despesas. Isso poderia reduzir a sua margem operacional em aproximadamente 3 por cento em determinado trimestre.

Sobre a sua utilização enquanto na “economia real”, seguimos reticentes com seu uso enquanto moeda. Os livros de economia monetária nos ensinam as funções básicas de uma moeda: unidade de conta – e isso ela é, reserva de valor e meio de troca. Sobre estas duas últimas funções, ainda não enxergamos a sua capacidade em atender de forma plena tais requisitos.

A elevada volatilidade do ativo reduz a sua capacidade de reservar valor, o que também pode desincentivar o seu uso enquanto meio de troca no futuro. Na nossa visão, foi justamente a perspectiva de ela ser utilizada em breve por uma companhia de grande relevância e o incentivo de um dos empreendedores mais conhecidos no mundo que animaram os investidores.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Ações da Gamestop recuam.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.