Levante Ideias - Análise dados

Sua excelência, o investidor

Agora é oficial. Há três milhões de investidores pessoas físicas cadastrados na B3. O número recorde de participantes no mercado é uma daquelas notícias igualmente boas e relevantes. No entanto, como esse crescimento ocorreu aos poucos, ele – e seus impactos – passaram em grande parte desapercebidos.

Por que a chegada de muitas pessoas faz diferença? Desde a estabilização dos preços, em 1994, o Brasil deu vários saltos de qualidade. A inserção na economia global aumentou, as empresas e os indivíduos puderam planejar melhor suas decisões econômicas e foi possível comparar as vantagens e as ineficiências de nossos produtos e serviços em comparação com seus pares mundiais. No entanto, a taxa de juros muito elevada durante muito tempo fez com que o mercado acionário demorasse mais para atingir a maturidade notada em outros setores da economia. Agora, com os juros baixos, mais e mais pessoas sentem-se estimuladas a colocar seu dinheiro para participar da agitação virtual dos pregões. E isso é uma notícia excelente para toda a economia.

O investidor pessoa física é o soberano do mercado. É ele quem financia as empresas que abrem capital. Seja diretamente, comprando ações, ou indiretamente, por meio de fundos de investimento ou planos de previdência, é o investidor quem fornece os recursos que sustentam o avanço de qualquer economia. Apesar de muito se falar dos grandes gestores de recursos, quem de fato fornece a matéria-prima para os investimentos são os milhares de poupadores individuais, no Brasil e nos demais países.

Sem essa miríade de pequenas poupanças não haveria uma entidade chamada mercado de capitais. Toda a estrutura legal, financeira e regulatória montada para garantir seu funcionamento seria inútil. Apenas com quantidade e diversidade de investidores é possível que empreendedores e empresas de diversos perfis encontrem recursos disponíveis para financiar seu desenvolvimento.

SEMANA MUNDIAL DO INVESTIDOR – A pujança do mercado brasileiro não passou desapercebida no exterior. Começa nesta segunda-feira a quarta edição da Semana Mundial dos Investidores (World Investor Week), que é promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (Iosco) e realizada em 80 países. Nesta edição da Semana, que vai durar desta segunda-feira (5) até o dia 11 de outubro, o foco será nas oportunidades de educação financeira. O foco será na proteção e na educação do investidor e na educação financeira. Haverá cursos presenciais e à distância, divulgação de mensagens por redes sociais, lançamento de projetos educacionais e divulgação de vídeos com temas de interesse do público. A Semana está sendo coordenada pelo Comitê de Investidores de Varejo da Iosco, que é presidido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira.

BOLETIM FOCUS – A edição mais recente do Boletim Focus, do Banco Central (BC), mostrou que as expectativas mantiveram sua trajetória. Os prognósticos para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 são de uma retração de 5,02 por cento, levemente superior à queda de 5,04 por cento da estimativa anterior e à baixa de 5,31 por cento de há quatro semanas. A projeção da inflação medida pelo IPCA subiu de 2,05 por cento para 2,12 por cento, e os prognósticos para o câmbio e para a taxa Selic permanecem inalterados em 5,20 reais e 2 por cento, respectivamente.

A semana começa com uma tônica positiva no mercado, e os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 em alta. O que justifica o otimismo são as expectativas de melhora na saúde do presidente americano Donald Trump, que no domingo (04) chegou a sair brevemente do hospital para saudar apoiadores e, assim, demonstrar vigor físico e retomar o protagonismo político. Trump é o favorito dos investidores, e seu retorno anima o mercado, não apenas em termos eleitorais, mas com a perspectiva de mais facilidade na aprovação de um pacote de auxílio econômico pelo Congresso dos Estados Unidos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a incerteza

A muito aguardada reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que se encerrou na quarta-feira (28) manteve os investidores na incerteza em relação

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Para além da CPI da Covid-19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem se movimentado para organizar a retomada de pautas econômicas na Casa, ainda mais após acordo para indicar

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.