Levante Ideias - Copom

Resumo do Ata do Copom: crise dificulta recuperação da economia

Resumo do Ata do Copom: crise dificulta recuperação da economia

Um pouco mais sintética do que as anteriores, a ata da 228ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada na manhã desta terça-feira (11) confirmou o que muitos economistas já sabiam. A recessão prolongada afetou a oferta de bens e serviços. E, apesar de a inflação estar bem-comportada e dever permanecer assim, o impacto da recessão na economia e as mudanças no mercado de crédito reduziram o espaço para novas quedas de juros.

A linguagem da Ata é, de propósito, o mais neutra possível. Cada palavra é medida em frações de milímetro. Por isso, mesmo menções ligeiras têm de ser interpretadas com atenção. Mas está lá, claramente, no parágrafo 11. Vai entre aspas: “os membros do Copom refletiram sobre o nível de ociosidade da economia. Alguns membros avaliaram que o esgotamento do modelo de alocação centralizada de capital e a longa duração da recessão podem ter produzido restrições de oferta. Nesse sentido, a dicotomia dos últimos dados sugere que pode haver menos espaço de ociosidade do que o mensurado por métodos tradicionais”. Não se deixe enganar pelo “podem ter”, pelo “sugere” e pelo “pode haver”. Essa aparente cautela faz parte do processo. O Copom deixou claro que há menos espaço para errar em manter os juros baixos e estimular a economia por meio da política monetária.

A Ata trouxe mais dois pontos importantes. No parágrafo 14, a Ata discute as mudanças no mercado de crédito, com o aumento da participação do crédito com recursos livres e do mercado de capitais. A redução da importância da “meia entrada” no mercado de crédito, como bem definia Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central (BC) aumenta a potência da política monetária. Ou seja, o efeito das reduções ou elevações de juros é maior. E isso deixa o Copom em dúvida: “faltam comparativos na história brasileira para o atual grau de estímulo”, diz a Ata. Tradução: estamos pisando em terreno desconhecido, e é melhor ir com cautela de agora em diante.

A Ata do Copom não trouxe surpresas em relação ao corte de juros, mas chamou a atenção para as mudanças estruturais e de longo prazo na economia brasileira. Com menos entraves no crédito, a política monetária se tornará mais eficiente e ficará mais fácil controlar a inflação, sem ter de recorrer a altas expressivas de juros.

INFLAÇÃO – Os indicadores mostram que até haveria espaço para novas quedas de juros. Na manhã desta terça-feira, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou inflação zero na primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de fevereiro. Nos primeiros dez dias de janeiro, o IGP-M havia registrado uma inflação de 0,67 por cento.

Na primeira prévia do mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou uma deflação de 0,15 por cento, após ter subido 0,86 na primeira prévia de janeiro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,24 por cento, após ter avançado 0,33 por cento em janeiro. No caso do grupo Alimentação, os preços subiram apenas 0,10 por cento, depois de terem avançado 1,03 por cento em janeiro. Segundo a FGV, vale mencionar as carnes bovinas. Nos primeiros dez dias de janeiro, os preços haviam subido 3,29 por cento. No mesmo período de fevereiro, os preços caíram 4,01 por cento.

A única alta ocorreu no Índice Nacional da Construção Civil (INCC), cujos preços avançaram 0,37 por cento, acima dos 0,20 por cento de janeiro.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Um Copom mais cauteloso: a nova taxa de juros agora é 4,25 por cento

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.