multiplan-div

Resultado do Multiplan

A Multiplan (MULT3) divulgou nesta quinta-feira (07), após o fechamento dos mercados, seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2020. Os números foram bastante afetados pela pandemia e a queda nos seus principais indicadores operacionais foi muito expressiva: redução de 85 por cento nas vendas dos lojistas.

A companhia manteve a mesma estratégia do primeiro trimestre, ou seja, reduziu o aluguel cobrado de seus lojistas entre os meses de abril a junho sem necessidade desse desconto ser pago em parcelas mais à frente.

Devido aos efeitos da pandemia a empresa resolveu não divulgar os números de vendas no conceito mesmas lojas e nem de aluguel nas mesmas lojas.

As vendas dos lojistas dos shoppings corresponderam apenas 15,3 por cento das vendas do segundo trimestre de 2019 e os shopping ficaram abertos, em média, apenas 8,4 por cento do total de horas disponíveis para sua operação.

O destaque negativo foram as provisões para devedores duvidosos (PDD) que somaram cerca de 8 milhões de reais.

O destaque positivo foi a queda de 67,7 por cento na linha de despesas de sede no trimestre, totalizando 28 milhões de reais. O resultado, contudo, não foi capaz de reverter as perdas nas principais linhas.

O Ebitda, por consequência, totalizou 180,8 milhões de reais, uma queda de 15,6 por cento na comparação anual. Da mesma forma seu lucro líquido, que fechou o trimestre em 70,8 milhões de reais, queda de 27,5 por cento.

Os números apresentados pela Multiplan foram muito afetados pela quarentena da Covid-19, mas vieram melhor do que o esperado.

Desde que sua concorrente Iguatemi (IGTA3) divulgou seus números mostrando que os impactos não seriam tão negativos quanto às expectativas, as ações da Multiplan (MULT3) subiram com bastante força acumulando alta de 16,3 por cento em dois dias.

Essa alta recente limita o impacto positivo no preço das ações da Multiplan, mas esperamos que as ações (MULT3) tenham desempenho superior ao Ibovespa no pregão desta sexta-feira (7).

No ano as ações da Multiplan (MULT3) seguem pressionadas e registram forte queda de 28,7 por cento, desvalorização maior do que o recuo de 9,96 por cento no Ibovespa. O mercado segue cético com as companhias de shopping centers no Brasil, um dos setores mais afetados pelo cenário de pandemia

Desconsiderando o efeito da linearização dos aluguéis, a receita líquida teria sido de 85,65 milhões de reais, queda de 73 por cento na comparação com o 2T19, enquanto o Ebitda seria de 9,37 milhões de reais e queda de 95 por cento. Já o lucro de 70 milhões de reais obtidos no 2T19 seria revertido para um prejuízo de 42 milhões de reais.

O lucro líquido ajustado por itens que não afetam o caixa (FFO) foi de 15,9 milhões de reais, 90,1 por cento a menos que no resultado apresentado no mesmo período do último ano.

Os resultados foram fortemente impactados pelo fechamento das suas unidades durante todo mês de abril e boa parte de maio e junho. A volta das atividades vem sendo gradual e lenta, com inúmeras restrições e baixa confiança e aderência do consumidor.

A companhia reduziu a cobrança de aluguel de abril até junho, através de análises individuais para cada lojista. Também foram concedidos descontos nos fundos de promoção e nas taxas de condomínio como forma de apoiar o fluxo de caixa dos parceiros.

A inadimplência aumentou para 16,3 por cento no trimestre, esse aumento já era esperado. Além disso a companhia divulgou que aumentou o provisionamento de recursos para enfrentar possíveis impactos mais para frente. Estimamos um montante de cerca de 8 milhões de reais de provisões para devedores duvidosos (PDD).

A companhia fechou o trimestre com caixa de 1,1 bilhão de reais, com nível de endividamento medido pela relação dívida líquida/Ebitda de 2,71 vezes. Os vencimentos de dívida no curto prazo (12 meses) somam 521 milhões de reais.

No mês de julho a empresa reforçou o seu caixa, foram captadas 400 milhões em emissões de debêntures, foram duas emissões com prazo entre 3 e 5 anos e remuneração de CDI+3 por cento ao ano, além disso finalizou a venda de duas torres corporativas localizadas perto do Shopping Morumbi por 810 milhões de reais.

Os principais catalisadores das ações MULT3 e do setor de shopping centers são: duração da quarentena nos grandes centros, bem como o ritmo de recuperação na confiança do consumidor e nas vendas do varejo físico.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

E eu com isso

Posto Ipiranga

Expressão consagrada pelo presidente Bolsonaro para delegar as decisões econômicas para seu ministro, o “Posto Ipiranga” serviu de apelido para Paulo Guedes, lhe dando credibilidade

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel