Divulgação

Resultado do BTG Pactual

O Banco BTG Pactual (BPAC11) divulgou hoje (11), antes da abertura do pregão, o seu resultado do segundo trimestre de 2020. De maneira geral, os números vieram sólidos e acima das nossas expectativas.

O lucro líquido ajustado totalizou 986 milhões de reais no trimestre, uma queda de 4,2% por cento em relação ao mesmo período de 2019. Com a queda no lucro, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) foi de 17,5 por cento no trimestre, queda de 3,1 pontos percentuais na comparação anual, porém com aumento de 3 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2020.

No lado positivo podemos destacar o aumento da receita do Banco de Investimentos e da Corretora (tesouraria e trading). Essas duas unidades de negócios foram as principais responsáveis pelo aumento da receita do Banco que atingiu 2,48 bilhões de reais aumento de 14 por cento em relação ao mesmo trimestre de 2019.

Do lado negativo podemos destacar o aumento das despesas operacionais e da alíquota efetiva de imposto de renda, que contribuíram para o lucro líquido ser menor, em comparação do segundo trimestre de 2019, mesmo com o aumento da Receita.

Os resultados apresentados pelo BTG (BPAC11) foram bons e acima das expectativas do mercado, e por isso esperamos um impacto positivo em suas ações no curto prazo.

As ações do Banco apresentam uma valorização de 18,5 por cento em 2020 contra uma queda de 10,5 por cento no Ibovespa.

A Receita Total do BTG aumentou 64 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2020, atingindo 2,48 bilhões. Foram destaques o Banco de Investimento com aumento de receita de 8,8 por cento, empréstimos para empresas com aumento de 18 por cento, Empréstimos Corporativos com aumento de 14 por cento, Corretora (trading) com aumento de 124 por cento.

Este forte aumento na Corretora foi impulsionado por um bom desempenho das mesas de operações de câmbio e ações, com altos níveis de taxas de corretagem, parcialmente compensados por menores receitas das mesas de juros e energia.

É importante destacar que as principais linhas de receita do banco devem continuar com forte crescimento nos próximos trimestres.

A forte desbancarização que implica em outras fontes de financiamento para as atividades empresariais deve continuar impulsionando a emissão de ativos (ações, debêntures, fundos imobiliários e outras classes de ativos) aonde o banco tem forte participação.

Em relação a desbancarização que envolve pessoas físicas que implica em alternativas de investimento, o Banco vem adotando estratégia agressiva para ganhar participação de mercado de seu principal concorrente de varejo, a XP Investimentos, e tem conseguido algum sucesso, com a “contratação” de alguns escritórios de Agente Autônomos. É importante acompanharmos como será a evolução de seus ativos sob administração para entendermos se o Banco realmente está conseguindo aumentar sua participação no mercado,

No trimestre os ativos sob administração apresentaram crescimento de 34,2 por cento em comparação ao mesmo trimestre de 2019 e 13,1 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2020. Importante destacar a captação líquida no trimestre que foi de 11,8 bilhões de reais.

Do lado das despesas operacionais tivemos um aumento de 18 por cento impactadas pela redução do ágio de aquisições antigas, pelo aumento do gasto com bônus (atingimento de metas) e aumento da despesa com pessoal.

Os principais catalisadores das ações do banco BTG Pactual (BPAC11) são (i) aumento da participação do mercado de capitais no Brasil (ii) aumento do número de clientes em sua plataforma digital (iii) migração de investidores para alternativas de investimentos mais sofisticado.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel