Levante Ideias - Unidas

Resultado da Unidas (LCAM3) do 1T21

A Unidas (LCAM3) divulgou nesta quinta-feira (29), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 1T21. Seus números vieram bastante sólidos, acima das expectativas em termos de Ebitda e lucro líquido. O principal destaque foi a margem Ebitda da divisão de seminovos que foi de 14 por cento.

A receita líquida consolidada avançou em 22,0 por cento no ano contra ano, tendo crescido em todos os segmentos da companhia, totalizando 1,6 bilhões de reais no trimestre, praticamente em linha com o esperado.

Observando seu desempenho por segmento, sua receita líquida de terceirização de frota aumentou em 35,2 por cento na comparação anual, alcançando 395,3 milhões de reais.

O resultado foi sustentado pelos também recordes de volume e tarifa média mensal, de 1,8 mil reais, além do volume robusto de contratações realizadas, seguindo tendência positiva desde o terceiro trimestre de 2020. A margem Ebitda do segmento também expandiu em 3,0 pontos percentuais no período, atingindo 67,5 por cento.

O segmento de aluguel de carros também apresentou avanço, com crescimento de 4,7 por cento no ano contra ano, totalizando 303,3 milhões de reais. A tarifa média por dia também se expandiu em 3,5 por cento na comparação anual, atingindo patamar de 73,1 reais no trimestre. A margem Ebitda do segmento ainda contraiu em apenas 1,0 ponto percentual, registrando 43,2 por cento.

O destaque, entretanto, ficou mais um trimestre para o segmento de seminovos, que, com uma demanda mais forte neste 1T21, permitiu à Unidas atingir o preço médio recorde de R$55,1 mil por veículo vendido no trimestre, com alta de 47,5 por cento sobre o 1T20. Apesar do crescimento ínfimo do volume de vendas de seminovos na comparação anual, de apenas 1,3 por cento, o expressivo aumento no preço médio de venda permitiu que a locadora um avanço de 47,8 por cento na comparação anual para receita líquida no segmento, totalizando 908,3 milhões de reais, com margem Ebitda elevada de 14 por cento.

O Ebitda consolidado aumentou em 68,6 por cento no ano contra ano, totalizando 528,0 milhões de reais no 1T21, cerca de 11,9 por cento acima das expectativas. A margem Ebitda também expandiu em 22,7 pontos percentuais no período, encerrando o mesmo com 75,1 por cento.

Por fim, seu lucro líquido ainda apresentou um expressivo aumento, avançando em 190,9 por cento na comparação anual, registrando 231,5 milhões de reais no trimestre.

E Eu Com Isso?

Os números da Unidas vieram bastante sólidos, acima das expectativas em termos de Ebitda (métrica de geração de caixa operacional) e lucro líquido. O principal destaque foi a elevada margem Ebitda no segmento de seminovos e o bom desempenho comercial do segmento de frotas. Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações (LCAM3) da companhia para o curto prazo.

Entretanto, o principal catalisador para o preço das ações da Unidas é a evolução da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) na fusão com a Localiza, que divulgará o resultado do 1T21 na próxima segunda-feira (3/maio).

A indústria automobilística vem, de fato, passando por um período bastante particular devido à alta dos preços de veículos, o que tem beneficiado a venda do segmento de seminovos para as locadoras. Assim, a expectativa é de ainda observarmos um resultado similar, positivo, para as demais companhias de locação neste segmento.

A Unidas ainda apresentou um ROIC (Retorno sobre Capital Investido, métrica de rentabilidade) recorde de quase 15 por cento com spread também recorde de 11,9 pontos percentuais, impulsionado pelo maior ROIC no trimestre e pelo menor custo de captação.

Por fim, vale ressaltar o nível de alavancagem reportado pela companhia, de aproximadamente de 2,08 vezes relação dívida líquida sobre Ebitda Recorrente Anualizado, sinalizando que ela se encontra a patamares confortáveis de endividamento, o que dá fôlego para a Unidas continuar mantendo altas taxas de crescimento para os períodos a frente.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3): companhias submetem combinação ao Cade.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe em dia de Copom

Mercado Local → Ibovespa 112.282 pontos +1,84% O Ibovespa fechou em forte alta nesta quarta-feira, refletindo o alívio dos mercados em relação à crise da

Read More »
Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.