Alphabet - Levante Investimentos

Resultado da Alphabet do 1T21 

A Alphabet, dona do Google (GOOG), divulgou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram bons, acima do esperado em termos de receita líquida e de lucro por ação.

A receita líquida no período foi de 55,3 bilhões de dólares, aumento de 34 por cento na comparação com o 1T20 (32 por cento desconsiderando oscilações cambiais) e 7 por cento acima das expectativas. O destaque foi a receita com o YouTube, dentro do segmento de publicidade e do Google Cloud.

Margens: o Custo de Aquisição de Tráfego – principal componente dos custos diretamente associados à receita de publicidade – caiu de 22,1 por cento para 21,7 por cento em percentual da receita. Além disso, a margem operacional saltou de 19 por cento para 30 por cento na comparação anual.

O lucro por ação foi de 26,29 dólares, bem acima do esperado, que girava na casa dos 15,80 dólares. A geração de caixa livre (diferença entre o caixa gerado pelas operações e os investimentos em bens de capital) foi de 13,3 bilhões de dólares. No 1T21, a companhia recomprou 11,4 bilhões de dólares em recompra de ações, 0,8 por cento do seu valor de mercado.

Por fim, ela anunciou a aprovação de um programa de recompra de ações da ordem dos 50 bilhões de dólares. A companhia possui 135 bilhões de dólares de caixa e equivalentes no seu balanço.

E Eu Com Isso?

O resultado da Alphabet foi bom e acima do esperado. Esperamos impacto positivo no preço das ações GOOG no curto prazo.

O vento segue favorável para o mercado de publicidade online, catapultado pelas medidas de isolamento social ainda praticadas em boa parte dos países no 1T21. Há uma série de tendências implícitas nos bons números da Google: home-office, e-commerce, digitalização dos negócios, redes sociais, gaming, entretenimento digital, etc.

Os números preencheram o manual de um relatório de resultados: crescimento expressivo do top-line, ganhos de eficiência na operação (margens) e geração de caixa livre com correspondente distribuição aos acionistas (através de recompra de ações).

Destaque especial para o YouTube Ads, cujo crescimento foi de 49 por cento na comparação anual e o Google Cloud, crescimento de 45 por cento. A margem operacional do segundo segue negativa, mas com melhora substancial: de -62 por cento no 1T20 para -24 por cento neste trimestre.

Receita por região: a receita na EMEA (Europa, Oriente Médio e África) foi de 16,1 bilhões, crescimento de 25 por cento; na APAC (Ásia-Pacífico) foi de 10,1 bilhões, crescimento de 39 por cento. Nos Estados Unidos e nas Américas foi de 25,03 milhões e 3,1 bilhões, crescimento de 33 por cento e 44 por cento, respectivamente. Estes números estão sem efeito cambial.

O lucro por ação, embora tenha vindo bem acima do esperado, foi beneficiado por remarcações de investimentos no mercado de ações, cujo efeito-caixa é nulo. Expurgando-o do cálculo, o lucro por ação teria sido de 21,46 dólares, ainda assim acima do esperado de 15,80 dólares por ação.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Nova Tecnologia da Alphabet.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Um trimestre memorável

Os resultados do segundo trimestre de 2021 têm surpreendido positivamente os investidores. Esse é um fenômeno registrado tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Em

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Negociações tributárias

Enquanto o recesso parlamentar não acaba, o governo aproveita para se reunir com entidades do setor privado e tributaristas para afinar a segunda fase da

Read More »
Levante Ideias - Google
E eu com isso

Resultados da Alphabet do 2T21

A Alphabet, dona do Google (GOOG), divulgou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, seus resultados do segundo trimestre de 2021. Os números vieram

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.