previdência

Racha no DEM

O DEM está rachado para as eleições legislativas de 2021, especialmente no que diz respeito ao apoio na Câmara dos Deputados. Enquanto a posição oficial do partido é de apoio ao sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), parte do partido já sinalizou que vai escolher o candidato Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Bolsonaro.

Os cinco deputados baianos da legenda, por exemplo, estiveram presentes em um ato de apoio a Lira. O racha envolve tanto a falta de atuação do presidente do partido, ACM Neto – que tem incomodado Rodrigo Maia – quanto pela escolha de Baleia Rossi em detrimento de Elmar Nascimento, deputado da sigla e também da terra natal da família Carlos Magalhães.

Nesse sentido, a atuação do grupo de Baleia Rossi nos próximos dias deve ser a de contenção de dissidências, tanto no DEM quanto em partidos que também declararam apoio, mas têm tido dificuldade em manter o bloco unido – caso do PSDB. Alguns interlocutores de Maia acreditam que algumas dissidências ocorreram para que deputados deixassem de perder cargos no governo, mas que esses votos (que é secreto) irão para Baleia.

No caso do DEM, são 29 deputados. Lira afirma que conta com 20 apoios deste grupo, enquanto o grupo de Baleia garante, pelo menos, 21 votos. Como pode-se observar, a disputa continua em aberto.

E Eu Com Isso?

Vale a pena ficar atento às últimas negociações entre partidos com o intuito de reforçar os apoios oficializados. Nesse momento, é comum que os candidatos envolvam cargos essenciais no Legislativo para viabilizar suas vitórias. É o caso do apoio do PDT a Rossi, que deve garantir à legenda o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara caso o emedebista saia vencedor. Sendo assim, o DEM também deve ser amplamente disputado nesta reta final, mas a tendência é que os votos dos deputados da sigla fiquem divididos, o que favorece Arthur Lira.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Reta final no Congresso.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

B3 B3SA3 Empresa EECI
E eu com isso

B3 (B3SA3): Resultado do 4T20

Nesta quinta-feira (4) após o fechamento do mercado a B3 divulgou seus resultados do último trimestre de 2020. O resultado veio forte e acima do

Read More »
CCR (CCRO3) - EECI
E eu com isso

CCR (CCRO3): Resultado do 4T20

A CCR (CCRO3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de quinta-feira (03), após o fechamento do mercado. A companhia apresentou

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel