Game+Stop+ eeci

Queda da GameStop

Após cinco sessões de altas consecutivas e valorização de 927,6 por cento no ano, as ações da rede varejista americana GameStop fecharam em queda de 44 por cento nesta quinta-feira (28). Nas negociações pós mercado, contudo, a ação indica uma alta de 90 por cento nesta sexta-feira (29).

É a ação mais discutida no mundo. Os papéis da GameStop e seus derivativos foram alvo de uma onda compradora nos últimos dias. O motivo não são os fundamentos da empresa, que segue em bancarrota. Longe disso. A causa é um plano orquestrado por participantes de um fórum de ações da internet dentro da rede social Reddit a fim de gerar um desconforto em fundos vendidos na ação, obrigando-os a zerarem (recomprar a quantidade descoberta) as suas posições rapidamente.

Esta necessidade de comprar rapidamente para manter a solvência eleva ainda mais o preço da ação. É o fenômeno chamado “short squeeze”. Acontece que a “brincadeira” foi longe demais. Fundos ficaram insolventes, quebraram e tiveram que ser resgatados. Com isso, o debate ultrapassou as fronteiras do mercado de capitais e adentrou nos campos regulatório, jurídico e até mesmo ético. A grande questão é se houve manipulação de mercado ou, no limite, algum crime financeiro.

E Eu Com Isso?

No curto prazo é difícil prever qual será a direção no preço das ações GME. Porém, estamos diante de um claro movimento especulativo, cujo descolamento entre preço e valor é sem precedentes na história recente dos mercados. O passado revela que essas histórias terminam mal para o “último otimista” que decide entrar no oba-oba.

A companhia em fundamentos:

A GameStop é uma varejista de vídeo games que oferece consoles, jogos, acessórios e itens colecionáveis do “mundo nerd”. Ela possui 5 mil lojas espalhadas em dez países, além de contar com uma estrutura (ainda incipiente) de e-commerce. O seu (limitado) diferencial consiste na possibilidade de seus clientes venderem produtos, podendo receber dinheiro ou trocá-los por créditos a serem utilizados na loja.

Seu modelo de negócio é, no mínimo, defasado e pouco rentável. Até mesmo em 2019 (pré Covid), a companhia já apresentava números ruins. Na comparação anual, a empresa apresentou uma queda nas receitas de 22 por cento, um prejuízo contábil de 471 milhões de dólares e um consumo de caixa total de 1,1 bilhão de dólares.

Em meio à pandemia, a companhia não conseguiu capturar os ventos favoráveis ao consumo dentro de casa/setor de games, e a situação operacional deteriorou-se.

Nos primeiros nove meses do último ano fiscal, nova derrocada: queda de 30,5 por cento na receita contra o mesmo período anterior e resultado operacional (Ebit) negativo.

Essa conjuntura criou um solo fértil para que investidores institucionais entrassem vendidos na ação, a fim de capturar ganhos com a desvalorização do ativo.

Porém, o call de venda “óbvio” e a ausência de instrumentos de regulação fez com que a quantidade de ações descobertas ultrapassasse a quantidade de ações em livre negociação da companhia, o que, em boa medida, corroborou com este fenômeno de grande magnitude.

“Better safe than sorry”. Embora nossa expectativa seja de que em algum momento i) a volatilidade das ações se reduza e ii) o preço retorne a patamares racionais, recomendamos não entrar em quaisquer uma das pontas nesta história. A regra número 1 de Buffett nos ensina a evitar perdas, e a regra número 2 nos ensina a seguir a primeira regra.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Apple: Resultado do 4T20

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.