Levante Ideias - XP Inc

Prévia Operacional da XP

A XP Inc (XP na NASDAQ) divulgou nesta quarta-feira (14), antes da abertura do mercado, alguns indicadores operacionais relevantes (KPI’s) associados ao resultado obtido após o fim do 3T20.

O mais importante deles – o total de ativos sobre custódia (AuC) – alcançou 563 bilhões de reais, um crescimento de 60 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado e de 29 por cento na comparação com o fechamento do 2T20.

Já a captação líquida, que calcula a diferença entre o patrimônio captado diretamente pela corretora ou pelos seus agentes autônomos e o patrimônio que saiu da sua custódia foi de 117 bilhões de reais. Este número representa uma captação média mensal no período de 39 bilhões de reais, bem acima da média do 1T20 (aproximadamente. 5 bilhões de reais) e do 2T20 (aproximadamente 10 bilhões de reais).

Contudo, o comunicado esclareceu que há um efeito não recorrente na ordem de 78 bilhões de reais provenientes da entrada de poucos clientes com patrimônio muito elevado no período.

Já o número de clientes ativos aumentou 12 por cento na comparação trimestral, chegando à marca de 2,645 milhões.

Os resultados prévios divulgados pela XP foram fortes e acima das expectativas. Assim, nós esperamos uma reação positiva no preço das ações da XP Inc (XP) nesta quarta-feira (14).

Embora a captação de 78 bilhões de reais obtida no período tenha sido extraordinária e deve trazer poucas receitas no curto prazo, a tendência é que tais recursos sejam trabalhados e consiga-se associá-lo a ampla gama de serviços oferecida pela plataforma da XP no médio prazo.

Mesmo desconsiderando tal efeito, a captação líquida mensal (13 bilhões de reais) veio levemente acima das expectativas, com a melhor média mensal em um período trimestral no ano.

Para o resultado completo a ser divulgado no dia 10/11 poderemos ter algum efeito negativo nas comissões sobre a receita do varejo (take rate), oriundos dos recentes descontos concedidos na corretagem de ações e no efeito não recorrente de 78 bilhões de reais no AuC (14 por cento do total), que tende a gerar poucas comissões (e consequentemente receitas) no curto prazo.

Avaliamos que a XP, primeira “combatente” de peso dos bancos tradicionais, segue bem posicionada para capturar a tendência atual no mercado de plataformas de investimento, impulsionada pela queda dos juros reais e pela mudança na cultura de investimento do brasileiro.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a incerteza

A muito aguardada reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que se encerrou na quarta-feira (28) manteve os investidores na incerteza em relação

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Para além da CPI da Covid-19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem se movimentado para organizar a retomada de pautas econômicas na Casa, ainda mais após acordo para indicar

Read More »
Levante Ideias - Aluguel de carros
E eu com isso

Resultados da Movida (MOVI3) do 2T21

A Movida (MOVI3) divulgou, nesta quarta-feira (28), seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2021. Os números vieram fortes em termos de lucro líquido, receita

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.