petrobras

Petrobras (PETR3/PETR4): PDV: economia de 4 bilhões de reais

Com a saída dos 10.082 inscritos nos programas de desligamentos voluntários (PDVs) e no programa de aposentadoria incentivada (PAI), a Petrobras estima uma redução de custo de pessoal até 2025 em torno de 4 bilhões de reais por ano.

Segundo a companhia, o retorno adicional – custo evitado de pessoal de 22 bilhões menos o desembolso com as indenizações de 4 bilhões – será de aproximadamente 18 bilhões de reais até 2025.

O objetivo de um programa de demissão voluntária (PDV) e de um programa de aposentadoria incentivada (PAI) é reduzir custos onde for possível para melhorar a eficiência. E, como foi citado acima, o retorno adicional esperado de 18 bilhões até 2025 é significativo. Por isso, esperamos pela manutenção do impacto positivo nas ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) no curto prazo. 

Na quinta-feira (2), em nosso E Eu com Isso, já havíamos comentado que a Petrobras segue com o plano de vender participação nas suas refinarias de combustível ainda em 2020, dando continuidade ao plano de venda de ativos. 

Em meio ao conturbado cenário no mercado de óleo e gás, o andamento do processo de venda de ativos da companhia é um dos fatores fundamentais para o sucesso no seu plano estratégico dos próximos anos, com redução do nível de endividamento e foco total em redução de custos, produtividade e retorno sobre o capital investido – pontos bastante apreciados pelo mercado.

As ações preferenciais (PETR4) recuam, 26,9 por cento no ano, enquanto as ordinárias (PETR3), 29,3 por cento. Ambos desempenhos são inferiores ao do Ibovespa, que tem perdas de 16,8 por cento em 2020.

O mau desempenho neste primeiro semestre é explicado pelas pioras nas condições de mercado do setor, duramente atingidos pela pandemia e pelo choque do petróleo. A despeito disso, a Petrobras deu sequência aos seus projetos enquanto o bom resultado do primeiro trimestre de 2020 e a recuperação recente do preço do petróleo ajudou a amenizar o desempenho ruim das ações no período.

A Petrobras se preparou para encarar um 2020 com o preço do barril do petróleo tipo Brent na faixa dos 25 dólares. Porém, com o apaziguamento das tensões geopolíticas, o preço do barril do tipo Brent está 42 em dólares, o que certamente beneficiará a companhia, que se preparou para o pior cenário.

Agora o principal catalisador das ações passa a ser a venda dos ativos, notadamente das ações que a companhia detém das empresas de capital aberto (Braskem e BR Distribuidora).

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: Petrobras divulga resultados.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel