Levante Ideias - Congresso Nacional

Passivo bilionário

Com a tramitação acelerada na Câmara e expectativa de votação – e aprovação – na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021, que trata dos precatórios da União, pode vir a postergar um montante de cerca de R$ 350 bilhões até 2030.

Segundo estimativas de técnicos do Congresso, com o teto anual implícito para as despesas com sentenças judiciais, a tendência é de acúmulo destas dívidas ao longo dos próximos anos. Até 2025, a estimativa é que os precatórios atrasados cheguem a R$ 118,9 bilhões.

Os cálculos levaram em consideração um pagamento de cerca de 10% dos precatórios com desconto de 40% para o setor privado, feito antes da emissão dos precatórios pela Justiça.

O percentual é tido como conservador, uma vez que a tendência é de maior adesão ao encontro de contas. Ainda assim, o estoque de dívidas ficaria elevado no decorrer desta próxima década – excluídas, inclusive, as despesas com precatórios de baixo montante (denominados de requisições de pequeno valor, que seriam supostamente pagas).

O estudo do Congresso levanta dúvidas sobre as consequências fiscais e contábeis dos precatórios para os próximos anos, trazendo alguma incerteza adicional sobre a alternativa apresentada pelos parlamentares e chancelada pelo governo.

Vale lembrar, contudo, que não há solução perfeita para a questão dos precatórios, sendo a alternativa posta à mesa a melhor construída entre os Três Poderes.

E Eu Com Isso?

O estudo técnico feito por especialistas do Congresso e divulgado nesta quinta-feira (14) pode levar a ajustes no parecer do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que deve ir ao plenário já na semana que vem.

Ao que tudo indica, contudo, eventuais mudanças apenas aperfeiçoariam o texto, não havendo grandes riscos para equipe econômica e mercado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A inflação e as diferentes percepções de cenário | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Vacina Moderna
E eu com isso

E se as vacinas não funcionarem mais?

As declarações de Stéphane Bancel, principal executivo do laboratório americano Moderna, estão provocando fortes solavancos nos mercados internacionais na manhã desta terça-feira (30). Em média,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Emendas ficam

O Congresso Nacional aprovou, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Resolução 4/2021, que viabiliza o pagamento de emendas de relator e busca adaptar tal modalidade

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.