Levante Ideias - Pão de Açucar

Pão de Açúcar (PCAR4) – Resultado do quarto trimestre de 2019

Pão de Açúcar (PCAR4) – Resultado do quarto trimestre de 2019

O grupo Pão de Açúcar (GPA) (PCAR4) divulgou na quarta-feira (19) o seu resultado para o quarto trimestre de 2019. As vendas somaram 16,5 bilhões de reais (número que não leva em consideração as operações do Grupo Exito), um avanço de 8,4 por cento na comparação com o mesmo período de 2018. No conceito Mesmas Lojas (Same Store Sales, SSS), esse número vai para 1,7 por cento, um resultado impactado pelo desempenho fraco das lojas focadas no Multivarejo. Parte da estratégia do grupo para melhorar a rentabilidade é a reforma de suas lojas. Esse movimento, entretanto, prejudica as vendas durante o período de reforma.

Os números vieram um pouco abaixo do esperado e esperamos um impacto negativo para o papel no curto prazo. O maior destaque do resultado ficou por conta da marca de atacarejo Assaí. O crescimento das vendas foi de 19,7 por cento em comparação com o quarto trimestre de 2018. No conceito Mesmas Lojas (SSS) esse número chega a 4,3 por cento. Com isso, as vendas do Assaí passaram a representar mais da metade do total do GPA.

Já o multivarejo teve uma diminuição no total de vendas de 2,4 por cento quando comparado com o quarto trimestre de 2018. No conceito Mesmas Lojas (SSS) essa redução foi de 0,9 por cento, afetado pela aceleração no processo de renovação e reforma de lojas. Foram 51 reformas (7 por cento do total de lojas multivarejo) no trimestre, entre revitalização de lojas da bandeira Pão de Açúcar e conversão de lojas Extra Super em Mercado Extra e Compre Bem. Após esse processo de revitalização esperamos uma melhora na rentabilidade das novas operações.

Um ponto positivo foi o crescimento de mais de 40 por cento nas vendas via omnichannel. O Pão de Açúcar continua desenvolvendo sua parte de tecnologia, expandindo os modelos “Express” e “Clique e Retire” além de expandir a atuação do aplicativo de entregas James para outras cidades e melhorar a experiência dos usuários nos seus aplicativos de desconto.

A receita líquida totalizou 15,1 bilhões de reais no trimestre, crescimento de 8,2 por cento em relação ao mesmo período de 2018.

A geração bruta de caixa operacional medida pelo Ebitda Ajustado somou 1,035 bilhão de reais uma queda de 13,8 por cento sobre o mesmo trimestre do ano passado.

A dívida líquida pelo Ebtida é 1,5X, bastante saudável. A empresa tinha, até o trimestre passado, uma dívida líquida negativa, ou seja, tinha mais recursos em caixa do que dívida. Essa situação mudou nesse trimestre, pois a companhia necessitou captar recursos para concluir a aquisição do Grupo Exito.

Com isso, o lucro líquido totalizou 84 milhões de reais no trimestre, um resultado 82 por cento inferior ao do mesmo período do ano passado. Desconsiderando-se os efeitos tributários que impactaram o resultado do quarto trimestre de 2018, a redução cai para 77 por cento. O resultado foi impactado pelos custos one-off (apenas uma vez) da reestruturação da operação do Grupo na américa latina (finalizada com a operação do Exito).

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: Pão de Açúcar (PCAR4): Venda de rede de postos de gasolina

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.