Levante Ideias - Análise dados

Os lucros do trimestre

O objetivo essencial de qualquer empresa é obter lucro por meio da venda de produtos ou da prestação de serviços. Por essa métrica simples e objetiva, as companhias abertas brasileiras apresentaram um desempenho brilhante no primeiro trimestre. Um levantamento dos resultados de 363 empresas mostrou lucros total de 111,4 bilhões de reais nos três primeiros meses de 2021. Para comparar, no mesmo período de 2020, o total dos resultados dessas mesmas empresas e bancos foi um prejuízo de 54 bilhões de reais.

Em outra comparação, a receita líquida de 344 empresas abertas foi de 764 bilhões de reais no primeiro trimestre, alta de 27 por cento ante os 602 bilhões do mesmo período de 2020. Aqui não foram considerados os bancos, pois sua receita não é comparável com a das empresas. Porém, o crescimento mais expressivo foi na geração de caixa medido pelo Ebit referente a primeiro trimestre. Ele subiu de 9 bilhões de reais em 2020 para 175 bilhões em 2020, um aumento de 1.770 por cento. O Ebit inclui os resultados antes dos impostos e dos juros e, diferentemente do Ebitda, não considera a depreciação e a amortização. Como os critérios desses indicadores variam de setor para setor, o Ebit é uma métrica menos subjetiva.

Esse desempenho exuberante no primeiro trimestre tem dois motivos. Um deles é uma certa “maldade estatística”. Os números dos três primeiros meses de 2020 são fracos. Apesar de as medidas de isolamento para conter a pandemia só terem sido implantadas com força a partir da segunda quinzena de março, quando o trimestre estava perto do fim, os resultados foram afetados. E houve alguns prejuízos vultosos, como os 48 bilhões de reais da Petrobras (PETR3/PETR4), os 13 bilhões da Suzano (SUZB3) e os 6 bilhões da Oi (OIBR3/OIBR4).

Os números positivos justificam os bons resultados das ações nos últimos meses. Porém, é passado e já está no preço. O que esperar para os próximos resultados. Segundo o Eduardo Guimarães, nosso especialista de ações que entende da arte, os prognósticos para os resultados do segundo trimestre também são positivos. Isto ocorre por dois motivos. Um deles também é estatístico: o segundo trimestre do ano passado representou o pior momento das medidas de isolamento, o que afetou de maneira drástica os resultados das empresas. Assim, em comparação, os números do segundo trimestre de 2021 já virão melhores.

O segundo motivo é que a alta dos preços das commodities não dá sinais de retrocesso. Os preços do minério de ferro, dos grãos e, por consequência, das proteínas deverão continuar elevados, melhorando os resultados das empresas brasileiras, que têm custos extremamente competitivos na comparação global. Dessa forma, é possível esperar que os números que começarão a ser divulgados a partir de 30 de junho serão igualmente positivos.

Cenário Internacional 

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) vai divulgar na tarde desta quarta-feira a Ata da reunião de abril do Federal Open Market Committee (Fomc), o Copom americano. A grande expectativa é sobre qual será a postura do Fed sobre a evolução dos indices de preços nos Estados Unidos. A inflação americana surpreendeu negativamente em abril, tanto para o consumidor quanto para o produtor. É importante lembrar que a reunião ocorreu antes da divulgação dos números da economia referentes a abril, que só foram anunciados em maio. Mesmo assim, a Ata é importante para entender como está a visão dos membros do Fomc. Vários dos diretores regionais do Fed têm comentado os números de abril, dizendo preferir esperar sinais claros de aquecimento do mercado de trabalho antes de pensar em retirar as medidas de estímulo econômico. Mesmo assim, os investidores querem ler para crer.

E Eu Com Isso? 

A quarta-feira começa com os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 apresentando uma forte queda devido aos temores com relação à inflação e à queda do Bitcoin. O dia deverá ser marcado por volatilidade devido à divulgação da ata do Fomc.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Análise dos resultados do 1T21 dos grandes bancos | Domingo de Valor

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.