Levante Ideias - Dias Branco

Números da M. Dias Branco

A M. Dias Branco (MDIA3) apresentou na última sexta-feira (6), após o fechamento do mercado, seus resultados do 3T20. Os números vieram mistos, com bom desempenho na linha da receita, mas alguma decepção no seu resultado operacional ajustado.

Os principais destaques positivos foram: i) aumento no volume acima de dois dígitos nos principais segmentos (biscoitos e massas), o que levou a um crescimento de receitas acima das expectativas, e ii) bom controle de despesas com vendas e gerais/administrativas.

Já os destaques negativos foram: i) a perda de 0,5 ponto percentual na sua participação de mercado nos segmentos de biscoito e massas no Brasil, e ii) mais uma queda na margem bruta, que passou de 34,5 por cento no 3T19 para 32,9 por cento no 2T20 e para 32 por cento no 3T20.

A receita líquida no trimestre foi de 2,03 bilhões de reais, aumento de 30,9 por cento na comparação anual.

Enquanto isso o Ebitda, métrica utilizada para medir o potencial de geração de caixa da companhia foi de 328 milhões de reais aumento de 74,4 por cento na comparação anual. Porém, 125 milhões se devem ao saldo de itens não recorrentes. Expurgando-o da base comparável, o crescimento nesta linha teria sido de 7,9 por cento, abaixo do crescimento na linha de topo.

Por fim o lucro líquido foi de 265,4 milhões de reais, 97 por cento a mais que no 3T19. Os ganhos não recorrentes nesta linha totalizaram 93 milhões de reais. Retirando-os da comparação, o crescimento foi de 28 por cento.

O resultado da M. Dias Branco (MDIA3) foi misto, com a receita vindo acima do esperado, mas números ruins nos indicadores de participação de mercado e de margem bruta.

Acreditamos que o tom mais negativo deve prevalecer na interpretação do mercado e, com isso, esperamos impacto negativo no preço das ações MDIA3 no curto prazo.

O que impulsionou positivamente o resultado foi o fator volume: foi vendido um total de 875 milhões de toneladas no período, recorde trimestral da companhia. Dentre os segmentos, especial destaque para as massas, com crescimento de 38,6 por cento.

Apesar disso, a alavanca operacional de maior volume não foi suficiente para gerar ganhos nas margens (bruta e Ebitda). Com o ambiente ultra competitivo neste setor, os preços ficaram praticamente estáveis, mas os insumos (custos) subiram na comparação anual devido ao real mais fraco, impactando a sua margem bruta.

As despesas com vendas em percentual da receita líquida recuaram quase 2 pontos percentuais, enquanto na linha de gerais e administrativas os ganhos foram de 0,3 pontos percentuais.

A margem Ebitda no período desconsiderando os ajustes foi de 10 por cento, queda de 2,1 pontos percentuais na comparação anual. Na nossa visão este ponto será vital na interpretação do mercado nos números, “prejudicando” a leitura do 3T20 da companhia.

O principal catalisador das ações da M Dias Branco será a execução da sua estratégia de reajuste de preços dos seus produtos, de maneira a compensar a alta do dólar nos custos da empresa (trigo) e melhorar a sua margem operacional.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.