reforma da previdência

Mudanças na liderança

Após a votação do Fundeb, cujo resultado acabou não agradando Bolsonaro e a equipe econômica, o governo deve modificar as suas lideranças na Câmara dos Deputados. A aprovação do Fundeb contou com votos favoráveis de praticamente todos os parlamentares, com exceção de alguns quadros bolsonaristas. 

O governo, em um primeiro momento, se posicionava contra o aumento da contribuição do governo federal (de 10 para 20 por cento) no fundo, mas resolveu mudar a estratégia de última hora com o intuito de destinar parte destes recursos para o futuro programa de assistência social, o Renda Brasil. No final das contas, acabou não conseguindo nenhum dos dois objetivos. 

Com o revés, agora o Planalto prevê que as negociações no Congresso sejam todas chanceladas pelo ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos. O desentendimento entre a base aliada do governo também custou à deputada Bia Kicis (PSL-DF) o cargo de vice-líder do governo na Câmara. 

Interlocutores do presidente também estudam trocar a liderança do governo, hoje ocupada pelo deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). O major é considerado um dos maiores apoiadores de Bolsonaro, mas sofre críticas de alguns deputados e até mesmo do general Ramos. Para o lugar de Vitor Hugo, o nome mais provável é o do deputado Ricardo Barros (PP-PR) – integrante do Centrão e ex-ministro da Saúde no governo Temer.

As mudanças nas lideranças de governo devem reforçar a articulação política do Executivo nas Casas, à medida que afasta quadros bolsonaristas considerados mais “radicais” para colocar deputados mais experientes e com melhor trânsito entre seus pares. Isso será fundamental para aumentar a base de apoio do governo no Congresso, nessa nova fase da relação entre os dois Poderes. 

Quanto melhor a articulação, melhor para as pautas reformistas. Sob um ponto de vista pragmático, a notícia deve ser de menor relevância para o mercado, mas bem recebida. Se houver algum impacto no preço do Ibovespa hoje, ele será levemente positivo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Artigos

Será que a Selic sobe?

A primeira reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de 2021 será na semana que vem. A reunião começa na terça-feira (19), mas

Read More »
MRV - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Prévia da MRV & CO. (MRVE3)

Na noite desta quinta-feira (14), a MRV & CO (MRVE3), maior construtora do país e antes denominada MRV Engenharia, divulgou sua prévia operacional do 4T20,

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel