Levante Ideias - Joe Biden

Joe Biden ressurge, Pete Buttigieg desiste

Joe Biden ressurge, Pete Buttigieg desiste

O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, venceu de forma esmagadora as primárias da Carolina do Sul. Elas ocorrerão neste sábado (29). Biden obteve 48,4 por cento dos votos, muito à frente de seu rival e segundo colocado, Bernie Sanders (19,9 por cento). A grande vitória – superando as expectativas de todos – recoloca o democrata na corrida para enfrentar Trump.

Na semana passada, o ex-vice de Barack Obama teve bom desempenho no debate entre candidatos democratas. Nele, reafirmou seu favoritismo para as primárias da Carolina do Sul. Em suma, o estado tem um eleitorado majoritariamente negro e moderado. Isso dava vantagem a Biden para a votação deste último sábado. Entretanto, ocorre que o pleito deu um fôlego muito maior ao candidato para enfrentar a ala mais radical. Esta é representada pelo atual favorito das primárias, Bernie Sanders.

Assim, deixa a ala moderada quase sem esperanças de possibilidades de vitória. Ontem, Pete Buttigieg desistiu de sua candidatura e Michael Bloomberg tem uma espécie de ultimato amanhã, na famosa Super Terça. Ademais, a senadora Amy Klobuchar ainda deve permanecer na corrida somente para roubar votos de Sanders em seu estado, Minnesota.

O atual cenário das primárias

O cenário das primárias vai se afunilando. Após a Super Terça, ele deve ficar entre Sanders e Biden. A ala moderada deve concentrar seus esforços para evitar uma vitória do candidato mais à esquerda. Enquanto isso, Sanders continua como favorito em estados importantes e com muitos delegados – caso da Califórnia e do Texas.

Por fim, nesse contexto, aumentam as chances de termos uma convenção nacional (onde se decide, por meio dos votos dos delegados, quem será o candidato democrata que irá enfrentar Trump) em que nenhum democrata obtenha a maioria dos votos. Caso isso ocorra, o favorecido será Biden, para o alívio de Wall Street. Ademais, os resultados da Super Terça darão maiores indícios sobre a corrida.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Uma confusão democrata

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Recesso, pero no mucho…

Existe, no imaginário popular, uma ideia fixa que procura associar o recesso parlamentar à inatividade de políticos de Brasília. De fato, os corredores do Congresso

Read More »
Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Inflação supera expectativas

A sexta-feira começa com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de 0,72% em julho, levemente abaixo do 0,83% de

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel