joe-biden-twitter

Joe Biden ressurge, Pete Buttigieg desiste

Joe Biden ressurge, Pete Buttigieg desiste

O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, venceu de forma esmagadora as primárias da Carolina do Sul. Elas ocorrerão neste sábado (29). Biden obteve 48,4 por cento dos votos, muito à frente de seu rival e segundo colocado, Bernie Sanders (19,9 por cento). A grande vitória – superando as expectativas de todos – recoloca o democrata na corrida para enfrentar Trump.

Na semana passada, o ex-vice de Barack Obama teve bom desempenho no debate entre candidatos democratas. Nele, reafirmou seu favoritismo para as primárias da Carolina do Sul. Em suma, o estado tem um eleitorado majoritariamente negro e moderado. Isso dava vantagem a Biden para a votação deste último sábado. Entretanto, ocorre que o pleito deu um fôlego muito maior ao candidato para enfrentar a ala mais radical. Esta é representada pelo atual favorito das primárias, Bernie Sanders.

Assim, deixa a ala moderada quase sem esperanças de possibilidades de vitória. Ontem, Pete Buttigieg desistiu de sua candidatura e Michael Bloomberg tem uma espécie de ultimato amanhã, na famosa Super Terça. Ademais, a senadora Amy Klobuchar ainda deve permanecer na corrida somente para roubar votos de Sanders em seu estado, Minnesota.

O atual cenário das primárias

O cenário das primárias vai se afunilando. Após a Super Terça, ele deve ficar entre Sanders e Biden. A ala moderada deve concentrar seus esforços para evitar uma vitória do candidato mais à esquerda. Enquanto isso, Sanders continua como favorito em estados importantes e com muitos delegados – caso da Califórnia e do Texas.

Por fim, nesse contexto, aumentam as chances de termos uma convenção nacional (onde se decide, por meio dos votos dos delegados, quem será o candidato democrata que irá enfrentar Trump) em que nenhum democrata obtenha a maioria dos votos. Caso isso ocorra, o favorecido será Biden, para o alívio de Wall Street. Ademais, os resultados da Super Terça darão maiores indícios sobre a corrida.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Uma confusão democrata

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Votação em Senado
E eu com isso

Votação da Lei de Falências

A nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, apelidada de Lei de Falências no Congresso, será pautada nesta quarta (25) em plenário no Senado Federal.

Read More »
Bull Market EECI
E eu com isso

Ninguém segura o touro

Os números mostram que o Ibovespa retomou seu fôlego em novembro. No mês, até a terça-feira (24), a alta acumulada é de 16,9 por cento.

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel