hypera-div2

Hypera quer vender a Xantinon

Segundo fontes de mercado, a Hypera Pharma (HYPE3) já iniciou as tratativas junto aos bancos para auxiliá-la no processo de vendas da marca Xantinon, adquirida em março na operação envolvendo a Takeda.

Assim como aconteceu recentemente, quando a Hypera vendeu a sua marca Neocopan para facilitar a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na compra da marca Buscopan, esta transação visa abrir caminho para aprovação da aquisição da própria Takeda.

Como a Hypera já é dona das marcas Epocler, Estomazil e Gastrol, a adição da Xantinon no seu portfólio acarretaria uma concentração de mercado, reduzindo as possibilidades de o Cade aprovar a compra.

Parte do mercado farmacêutico acredita que a Hypera terá que realizar mais operações do tipo, se desfazendo de pelo menos mais uma ou duas marcas para reduzir a sua participação de mercado em algumas linhas de medicamentos.

A notícia é neutra para a Hypera (HYPE3) no curto prazo, pois acreditamos que outros fatores devem interferir nos preços nesta sexta-feira, como as expectativas com seus resultados a serem divulgados após o fechamento do mercado. Dessa forma esperamos um desempenho em linha com o Ibovespa na sessão de hoje.

No ano as ações da Hypera (HYPE3) recuam 3,7 por cento, desempenho superior ao do Ibovespa, que recua 11,5 por cento.

A Hypera vem passando por um processo de reciclagem das suas marcas, adquirindo medicamentos com margens elevadas e vendendo aqueles com margens mais baixas. Consideramos isso positivo e com alta capacidade de geração de valor para o acionista no longo prazo.

Após as recentes aquisições, a companhia já esperava ter de se desfazer de alguns ativos para diluir a sua participação de mercado e receber o aval do Cade.

Parte do sucesso neste processo de compra e venda de marcas passa pela boa avaliação de preço das mesmas. Acreditamos na capacidade de a Hypera avaliar bem esses ativos devido à sua liderança no mercado de medicamentos isentos de prescrição (OTC) e ao seu histórico de aquisições em tal setor.

Os principais catalisadores das ações da Hypera (HYPE3) são a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2020 e o preço de venda das suas marcas no mercado farmacêutico.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel