Levante Ideias - Hypera Pharma

Hypera quer vender a Xantinon

Segundo fontes de mercado, a Hypera Pharma (HYPE3) já iniciou as tratativas junto aos bancos para auxiliá-la no processo de vendas da marca Xantinon, adquirida em março na operação envolvendo a Takeda.

Assim como aconteceu recentemente, quando a Hypera vendeu a sua marca Neocopan para facilitar a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na compra da marca Buscopan, esta transação visa abrir caminho para aprovação da aquisição da própria Takeda.

Como a Hypera já é dona das marcas Epocler, Estomazil e Gastrol, a adição da Xantinon no seu portfólio acarretaria uma concentração de mercado, reduzindo as possibilidades de o Cade aprovar a compra.

Parte do mercado farmacêutico acredita que a Hypera terá que realizar mais operações do tipo, se desfazendo de pelo menos mais uma ou duas marcas para reduzir a sua participação de mercado em algumas linhas de medicamentos.

A notícia é neutra para a Hypera (HYPE3) no curto prazo, pois acreditamos que outros fatores devem interferir nos preços nesta sexta-feira, como as expectativas com seus resultados a serem divulgados após o fechamento do mercado. Dessa forma esperamos um desempenho em linha com o Ibovespa na sessão de hoje.

No ano as ações da Hypera (HYPE3) recuam 3,7 por cento, desempenho superior ao do Ibovespa, que recua 11,5 por cento.

A Hypera vem passando por um processo de reciclagem das suas marcas, adquirindo medicamentos com margens elevadas e vendendo aqueles com margens mais baixas. Consideramos isso positivo e com alta capacidade de geração de valor para o acionista no longo prazo.

Após as recentes aquisições, a companhia já esperava ter de se desfazer de alguns ativos para diluir a sua participação de mercado e receber o aval do Cade.

Parte do sucesso neste processo de compra e venda de marcas passa pela boa avaliação de preço das mesmas. Acreditamos na capacidade de a Hypera avaliar bem esses ativos devido à sua liderança no mercado de medicamentos isentos de prescrição (OTC) e ao seu histórico de aquisições em tal setor.

Os principais catalisadores das ações da Hypera (HYPE3) são a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2020 e o preço de venda das suas marcas no mercado farmacêutico.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.