Levante Ideias - Vacina

Hora da vacina e da lição de casa

A semana começa com um movimento generalizado de alta nas ações. Na Ásia, a alta mais modesta foi do índice coreano Kospi, que avançou 1,3 por cento, e a mais vigorosa foi na bolsa de Tóquio, onde o índice Nikkei fechou com alta de 2,1 por cento e 24.839 pontos, maior fechamento em 29 anos. As altas também são registradas na Europa, onde o índice inglês FTSE de 100 ações superou 6 mil pontos pela primeira vez em quatro semanas. Os contratos futuros de índices americanos e os American Depositary Receipts (ADR) de ações brasileiras também estão em alta (LEIA MAIS ABAIXO).

O que animou os investidores foi o resultado das eleições americanas. A vitória do democrata Joe Biden não foi acompanhada de uma retomada do Senado pelo partido vencedor. Com isso, haverá menos probabilidade de o Executivo americano conseguir fazer muitas alterações fiscais. É menor, portanto, a probabilidade de criação de estímulos fiscais ou de elevação dos tributos sobre as empresas e os cidadãos americanos de renda mais alta. A conclusão lógica dessa afirmação é que a maneira de conter os efeitos danosos da pandemia do coronavírus sobre a economia é o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) continuar mantendo os juros perto de zero e praticando uma política monetária expansionista.

Outro motivo para a alta dos preços foi a confirmação, pelo laboratório Pfizer, do sucesso de uma vacina contra o coronavírus. A empresa, que desenvolveu a vacina em parceria com a farmacêutica alemã BioNTech, divulgou poucos detalhes de seu ensaio clínico. A Pfizer informou que a análise dos resultados concluiu que a vacina era mais de 90 por cento eficaz na prevenção da doença entre os voluntários dos testes, que não tinham evidência de infecção anterior por coronavírus.

Política expansionista e uma vacina viável contra o coronavírus é tudo o que os investidores queriam ouvir. Essas notícias poderão justificar um novo movimento de alta nos preços dos ativos ao redor do mundo. No entanto, esse movimento poderá ser mais limitado no Brasil devido à ameaça de insegurança fiscal. Apesar de as atividades parlamentares terem perdido ímpeto devido às eleições municipais, cujo primeiro turno ocorrerá em sete dias, ainda não está garantida a permanência do teto de gastos aprovado em 2016, visto como o grande fiador da estabilidade das contas públicas. Com o teto de gastos em risco, encolhe a certeza dos investidores com relação à estabilidade fiscal, o que compromete uma alta sustentada nos preços dos ativos brasileiros.

RELATÓRIO FOCUS – A edição do Relatório Focus desta segunda-feira (9) trouxe poucas novidades. Os prognósticos de inflação subiram para 3,20 por cento para este ano, acima dos 3,02 por cento da semana anterior, mas ainda abaixo do centro da meta prevista para 2020. A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) manteve-se praticamente inalterada, com os prognósticos de uma queda de 4,80 por cento ante a retração de 4,81 por cento do levantamento anterior. O dólar previsto para dezembro permaneceu em 5,45 reais e a taxa referencial de juros Selic para o fim de 2020 segue em 2 por cento ao ano.

INDICADORES 1 – A inflação desacelerou no início de novembro. O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da primeira semana do mês indicou uma inflação de 0,59 por cento até o dia 7 de novembro, queda de 0,06 ponto percentual abaixo da medição anterior. Com este resultado, o indicador acumula alta de 3,69 por cento no ano e 4,49 por cento nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A alta dos preços desacelerou em quatro das oito classes de despesa, em especial Educação, Leitura e Recreação (alta de 0,89 por cento ante 1,81 por cento na medição anterior) e Alimentação (alta de 1,55 por cento ante 1,69 por cento na semana anterior).

INDICADORES 2 – O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da FGV subiu 2,9 pontos em outubro, para 84,9 pontos. Apesar da sexta alta consecutiva, há uma desaceleração na recuperação do indicador desde julho. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 6,3 pontos, para 80,6 pontos. Já o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) se manteve estável pelo segundo mês consecutivo, permanecendo com 96,4 pontos em outubro. Em médias móveis trimestrais houve recuo de 0,3 ponto, para 96,4 pontos. O ICD funciona como a taxa de desemprego: quanto menor o número, melhor o resultado.

A semana promete se iniciar com fortes altas nos preços dos ativos brasileiros e americanos. Os contratos futuros de Ibovespa indicam uma alta de cerca de 4 por cento, os ADRs de ações brasileiras no Exchange Traded Fund (ETF) Ishares MSCI Brazil estão subindo 3 por cento e os contratos futuros de S&P 500 avançam 3,5 por cento.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.