Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Governo negocia cargos

O Planalto vem avançando nas negociações com partidos do Centrão para entregar o controle de cargos do segundo e terceiro escalão da administração federal, em troca de apoio no Congresso. 

Partidos relevantes do Centrão, como o PP, o PL, o Republicanos e o PSD estão envolvidos nas conversas para posições consideradas de alta relevância na estrutura de governo, algumas delas com orçamentos bilionários. Entre as posições, devem ser indicados nomes para a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para o Fundo Nacional de Educação (FNDE), para o Ministério do Desenvolvimento Regional, para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), para a Telebrás e para o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O MDB também deve entrar no rateio. Bolsonaro deve receber hoje o presidente da legenda, o deputado Baleia Rossi (SP), e o líder da sigla no Senado, Eduardo Braga (AM). Espera-se que as nomeações sejam oficializadas ainda essa semana. 

Atualmente, a base do governo na Câmara não chega nem a 70 deputados. O número restrito de apoiadores enfraquece a agenda do Planalto, mas foi uma escolha feita pelo presidente. Agora, sua equipe vem articulando – com um dos mais tradicionais recursos políticos existentes – um possível aumento no apoio de partidos do Centrão, maior bloco do Congresso.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo anuncia auxílio para estados e municípios

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.