bolsonaro nordeste eeci

Foco no Nordeste

Após a mais recente divulgação da pesquisa Datafolha de avaliação de governo, o presidente Bolsonaro seguirá dando enfoque à região Nordeste como estratégia política. Os dados mostram que a aprovação do presidente, historicamente mais baixa no Nordeste quando comparada às demais regiões brasileiras, subiu em função do auxílio emergencial dado pelo governo.

O resultado da pesquisa foi suficiente para Bolsonaro escalar o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para percorrer os 11 estados da região em cerca de 40 dias, divulgando ações do governo federal e participar de eventos com pré-candidatos a prefeitos.

Marinho tem sido muito requisitado por aliados devido ao volume de recursos em suas mãos e a projeção eleitoral dos programas de sua pasta. Nativo do Rio Grande do Norte, ele também pretende disputar o governo do Estado em 2022 – hoje, a atual governadora, Fátima Bezerra, é petista. A assessoria de Marinho nega qualquer viés eleitoral, mas a sua presença com diversos caciques eleitorais durante os últimos meses parece demonstrar o contrário.

O governo disputa a hegemonia petista nos estados nordestinos de olho em 2022. A última pesquisa de avaliação de governo demonstra que o voto nesta região é pouco ideológico, mas sim ligado à qualidade de vida. Em tempos de eleições municipais, o alinhamento de interesses entre prefeitos, governadores, deputados e senadores e o Planalto é bastante comum e pode servir de prévia para as eleições gerais, daqui dois anos. Por ser um acontecimento de longo prazo, porém, o foco do governo no Nordeste não deve impactar os mercados hoje.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel