vocesabeoqueeeconomiacomportamentalvemconferir

Foco na economia real

Os investidores deixaram de lado os meandros do último debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, realizado na noite da quinta-feira (22), e se concentraram nos números da economia real, principalmente na Europa. E os sinais são positivos.

Na madrugada desta sexta-feira (23) foram divulgados os Índices de Gerentes de Compras (Purchasing Managers Index, PMI) da Alemanha e da Zona do Euro. Nos dois casos, o resultado superou as expectativas. Na Zona do Euro, o PMI composto de outubro, que inclui indústria e serviços, foi de 49,4, levemente acima do consenso, que era de 43,9. Considerando-se apenas a economia alemã, a maior da região, o PMI composto de outubro foi de 54,5, bastante acima dos 53,2 esperados.

A Inglaterra, outra economia importante, também divulgou bons números. As vendas no varejo em setembro cresceram 1,5 por cento, bem acima do consenso de 0,40 por cento e superando também os 0,80 por cento de agosto. Tudo isso fez os mercados avançarem na Europa. No início da manhã, tanto o índice Dax, da bolsa de Frankfurt, quanto o FTSE, da bolsa de Londres, indicavam altas superiores a 1,5 por cento.

Além dos bons indicadores econômicos, renovaram-se as esperanças de que o sofrido novo pacote de estímulos nos Estados Unidos consiga ser aprovado antes da eleição. Na quinta-feira, Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados americana, declarou que a insistência das partes nos últimos dias em ainda manter conversas é sinal de que os envolvidos na negociação – os congressistas da oposição democrata e os representantes da Casa Branca – ainda não descartaram a hipótese de um acordo.

INDICADORES 1 – A inflação subiu em outubro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou uma alta de preços de 0,94 por cento em outubro, após ter avançado 0,45 por cento em setembro. No ano, a prévia da inflação acumulou alta de 2,31 por cento e em 12 meses atingiu 3,52 por cento. O IPCA-15 foi divulgado nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os preços dos alimentos e bebidas subiram 2,24 por cento, maior alta entre os grupos. A maior contribuição veio das carnes, cujos preços subiram 4,83 por cento na quinta alta consecutiva.

INDICADORES 2 – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas caiu 1,0 ponto em outubro, para 82,4 pontos, interrompendo a tendência de recuperação iniciada em maio. Houve acomodação na satisfação dos consumidores em relação à situação atual e queda das expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) cedeu 0,2 ponto, para 72,4 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,3 ponto, para 90,2 pontos, encerrando sequência de altas iniciada em maio desse ano.

Os indicadores econômicos positivos na Europa, a expectativa positiva com um pacote nos Estados Unidos e a redução da tensão nas declarações dos políticos brasileiros (leia mais abaixo) proporcionaram um movimento de alívio para os mercados. O quadro é positivo, apesar de o cenário permanecer volátil. Os contratos futuros de Ibovespa começam o último pregão da semana estáveis, e os contratos do índice americano S&P 500 iniciam a sessão com leve alta.

 

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Discurso de Lula - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Lula elegível

O Supremo Tribunal Federal confirmou em plenário, nesta quinta-feira (15), por 8 votos a 3, a decisão liminar proferida pelo ministro Edson Fachin há cerca

Read More »
BNY Mellon - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da BNY Mellon do 1T21

O Bank of New York Mellon, ou simplesmente BNY Mellon (BK) apresentou nesta sexta-feira (16), antes da abertura dos mercados, os seus resultados do primeiro

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel