Levante Ideias - Eneva

Eneva faz joint venture com Grupo Vale Azul

A Eneva (ENEV3) divulgou, na noite da última sexta-feira (24), que assinou um acordo de exclusividade e preferência com o Grupo Vale Azul (GVA) e com a Tepor (Terminal Portuário de Macaé) para a formação de uma joint venture (JV) entre a Eneva e o GVA para desenvolver e operar o projeto do Tepor no Norte Fluminense.

O Grupo Vale Azul obteve licença prévia para o projeto de gás natural no Terminal Portuário de Macaé (RJ). A licença ambiental do Projeto Tepor inclui: (i) um terminal de granel líquido; (ii) um terminal de apoio offshore; (iii) um terminal de GNL com capacidade de 21 milhões de metros cúbicos por dia; (iv) um terminal para manuseio de operações de petróleo bruto com quatro cais de atracação; e (v) algumas retroáreas primárias, secundárias e terciárias onshore que suportam tais terminais, medindo aproximadamente 4 milhões de metros quadrados.

Ao mesmo tempo em que anuncia seu novo projeto no sudeste, a Eneva inicia suas operações no campo de Azulão, na Bacia do Amazonas.

O ativo, pertencente ao projeto integrado de produção de gás e geração de energia elétrica Azulão-Jaguatirica II, no interior do Amazonas, foi adquirido em 2018 e até então nunca havia produzido.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para as ações da Eneva (ENEV3), visto que o projeto está alinhado com a estratégia da companhia e representa um passo importante na estratégia da mesma em sua diversificação geográfica com o desenvolvimento de um hub de gás no Sudeste.

Segundo a companhia, este hub contará com térmicas, infraestruturas associadas e suprimento de GNL via terminal de regaseificação, com grande potencial de acessar gás doméstico, uma vez que se localiza em Macaé, próximo ao Terminal de Cabiúnas e chegada na costa do gasoduto Rota 2, de escoamento de volume relevante da produção nacional atual.

Assim que a transação for efetivada, a Eneva será o acionista controlador, detendo 65% do total de ações, e o GVA deterá 35% do total de ações.

Adicionalmente, a operação dará a Eneva a opção de desenvolvimento de outros negócios no Tepor, como a distribuição de GNL em pequena escala, transbordo de óleo, líquidos e outras cargas.

Já a termelétrica Jaguatirica II possui capacidade instalada de 141 MW e está localizada no município de Boa Vista, Roraima.

O projeto venceu um leilão em 2019 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e possuía prazo de até 2 anos para iniciar as operações, que sofreram atrasos devido à pandemia.

No momento, a área está produzindo em fase de testes. A Eneva estuda outros projetos na região e deve iniciar as operações comerciais ainda em 2021.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Novo ciclo na Eneva.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.