A Levante traz as melhores ideias de investimento

E Eu Com Isso? Semanal (6 a 10 de agosto)

Lira turca desaba

A semana foi de forte queda nos mercados globais com o agravamento da crise na Turquia. A lira (moeda turca) chegou a cair mais 11 por cento na madruga de quinta para sexta, em função em um movimento forte de fuga de capital estrangeiro da país, fato que derrubou as moedas e bolsas dos países emergentes (que é o caso do Brasil).

E Eu Com Isso?

A crise na Turquia está afetando fortemente os mercados emergentes. Por aqui, os ativos também caíram em reflexo do mercado externo.


Maior alta dos últimos anos

A manhã de terça (7) foi de alta nos mercados globais. O destaque principal veio da China, que subiu 2,74 por cento. Esta foi a maior alta da bolsa chinesa dos últimos 2 anos. A alta ocorreu principalmente em função da forte entrada de estrangeiros na inclusão de ações chinesa no índice global MSCI.

Além disso, o dia também foi de alta para as commodities: o minério de ferro ultrapassou a marca dos 70 dólares depois do anúncio do aumento de preço do aço na China e também pela forte demanda pelo metal de alta qualidade.

E Eu Com Isso?

A alta das commoditites e dos ativos na China impulsionou os mercados emergentes, mas não foi o suficiente para animar a Bovespa, que fechou o dia em queda.

Boataria e IPCA no foco

A quinta-feira (08) foi marcada por sinais mistos nos principais mercados mundiais. No mercado local, o foco continuou na esfera política, após boatos sobre a pesquisa da CNT/MDA, que supostamente indicaria uma queda das intenções do candidato reformista Geraldo Alckmin em São Paulo. A informação, no entanto, não se confirmou, já que o tucano ficou praticamente empatado com Jair Bolsonaro na pesquisa.

Do lado macroeconômico, foi divulgada a inflação de julho, medida pelo IPCA, que mostrou alta de 0,33 por cento (o esperado era 0,26). Apesar do número um pouco acima do esperado, o resultado confirmou que os efeitos da greve dos caminhoneiros na inflação foram temporários, e tal fator gera uma tranquilidade em relação à manutenção da taxa Selic nos próximos meses.

E Eu Com Isso?

A ausência de grandes notícias nos principais mercados mundiais fez com que a tensão política comandasse os mercados no Brasil. A pesquisa da CNT/MDA, que foi divulgada no fim da manhã de quinta, apontou Alckmin tecnicamente empatado com Bolsonaro em um cenário sem Lula.

Chapas e vices definidos

No prazo limite para a definição oficial das chapas para a Presidência da República, todos os concorrentes e seus respectivos vices para o Planalto foram fechados. Ao todo, serão treze candidatos. Os destaques vão para a definição dos vices de Bolsonaro (General Mourão – PRTB), de Meirelles (Germano Rigotto – MDB) e de Lula (que virtualmente escolheu Haddad – PT, mas deve mudar para Manuela D’ávila – PCdoB, assim que o trâmite judicial da candidatura acabar).

E Eu Com Isso?

Agora, os partidos têm até o dia 15 de agosto para acertarem as burocracias da homologação das chapas. Essa eleição terá a disputa com mais postulantes à Presidência da história. Com relação às escolhas de vice, Bolsonaro sai “insatisfeito” após tentar fechar acordo com Magno Malta (PP) e com a advogada Janaína Paschoal. O General Mourão pouco agrega em termos de eleitorado, uma vez que os militares e seus simpatizantes já tinham uma tendência a votar no candidato, que também foi do Exército.

Primeiro debate eleitoral

Na madrugada de quinta para sexta se encerrou o primeiro debate eleitoral dos presidenciáveis para 2018. Estavam presentes 8 candidatos entre nanicos e grandes concorrentes ao Planalto, no padrão da lei estabelecida. Por ser uma grande quantidade de políticos, o debate se mostrou pouco enérgico e muito disperso, em meio a alguns tímidos destaques.

E Eu Com Isso?

Não houve grandes ataques entre os candidatos. Bolsonaro foi poupado pela maioria dos concorrentes, sendo atacado com mais força somente por Guilherme Boulos (PSOL). O candidato do PDT, Ciro Gomes, foi “esquecido” pelos seus colegas, enquanto que Alckmin foi o maior alvo de perguntas na noite, mas também sem nenhum tipo de ataque direto mais contundente. Quem se destacou com um discurso que lembrou o falecido Enéas foi o Cabo Daciolo, que foi efusivo e vago em suas palavras.

Magazine Luiza (MGLU3) – resultado do segundo trimestre de 2018

A Magazine Luiza divulgou no dia 06, após o fechamento do pregão, os números do segundo trimestre. O resultado foi bom e veio acima do esperado em termos de receita líquida (9 por cento) e lucro líquido (14 por cento).

O principal destaque positivo foi o crescimento das vendas mesmas lojas físicas de 27 por centro no período e o forte crescimento de 66 por cento nas vendas de varejo eletrônico. Tais pontos impulsionaram as vendas totais, que cresceram 43 por cento.

Já o destaque negativo ficou com a queda de 1 ponto percentual na margem bruta em relação ao mesmo período de 2017.

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto positivo no preço das ações da Magazine Luiza (MGLU3) no curto prazo.

A empresa inaugurou 27 novas lojas físicas no trimestre, com total de 736 lojas (690 lojas no segundo trimestre de 2017).

Devido ao forte crescimento do marketplace, o varejo eletrônico aumentou a sua participação para 33 por cento do total das vendas (GMV) no trimestre (28,5 por cento em 2017).

O resultado foi melhor do que as expectativas e praticamente sem impacto da greve dos caminhoneiros, bem similar ao forte resultado do primeiro trimestre de 2018.

Rumo (RAIL3) – resultado do segundo trimestre de 2018

Na terça, dia 07, após o fechamento do mercado, a Rumo divulgou o resultado do segundo trimestre. Os números foram bons e dentro das expectativas em termos de receita líquida e Ebitda. Entretanto, o resultado líquido foi um prejuízo de 35 milhões de reais comparado ao de lucro líquido de 61 milhões de reais esperado.

O principal destaque positivo ficou com a diluição dos custos fixos, que elevou a margem Ebitda para 50,7 por cento no segundo trimestre.

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto positivo no preço das ações da Rumo (RAIL3) no curto prazo.

A greve dos caminhoneiros afetou o volume transportado no segundo trimestre: crescimento de 9 por cento em relação ao mesmo período de 2017 (18 por cento no primeiro trimestre de 2018). Nos meses de abril e junho, o crescimento do volume transportado foi superior a 15 por cento.

A receita líquida totalizou 1,665 bilhões de reais, crescimento de 10,5 por cento em relação ao mesmo período de 2017, impulsionada pelo maior volume transportado (especialmente de grãos).

A Rumo também anunciou que o BNDES aprovou linha de financiamento de 2,9 bilhões de reais para financiar os investimentos na linha ferroviária.

Banco do Brasil (BBAS3) – resultado do segundo trimestre de 2018

Antes da abertura do mercado desta quinta (09), o Banco do Brasil divulgou um resultado bom do segundo trimestre, superando as expectativas em termos de lucro líquido. O lucro líquido totalizou 3,24 bilhões de reais no trimestre, com retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 13,8 por cento.

O principal destaque positivo foi a queda nas despesas com crédito (calotes) e a melhoria do ROE.

O banco reduziu a sua previsão de despesas com PDD (Provisão para Devedores Duvidosos) em 2018 em 15 por cento.

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto positivo no preço das ações da BBAS3 no curto prazo.

O lucro líquido ajustado somou 3,24 bilhões de reais no segundo trimestre de 2018, um crescimento de 22,3 por cento em relação ao mesmo período de 2017 (o esperado era de 3,17 bilhões de reais).

Apesar da melhora da inadimplência e da redução das despesas com crédito, a recuperação da concessão de crédito ainda é tímida e limita o crescimento da margem financeira do BB no curto prazo.

A Levante traz as melhores ideias de investimento

Mais poupadores, menos investidores?

Pelo quinto mês consecutivo, a caderneta de poupança teve captação líquida positiva. A poupança registrou ingressos de 3,74 bilhões de reais em julho, segundo o Banco Central. No mesmo período do ano passado, os depósitos superaram as retiradas em 2,33 bilhões de reais.

E Eu Com Isso?

Neste ano, a captação líquida acumulada é de 11,09 bilhões de reais. O valor é significativo em um momento que nos deparamos com outras aplicações mais rentáveis e seguras que a poupança.

Pudemos observar a volta do saldo positivo após dez meses de retiradas no Tesouro Direto, mas acreditamos que ainda há espaço para cada dia mais novos investidores.

A Levante traz as melhores ideias de investimento

No vermelho

O número de brasileiros com alguma conta em atraso chegou a 63,4 milhões no ano passado, equivalente a 41 por cento da população adulta brasileira.

O balanço leva em consideração diversas dívidas, mas o maior aumento da inadimplência (de 7,7 por cento) se deu nas contas de serviços básicos, como água e luz. Na sequência, com alta de 6,9 por cento, aparecem as dívidas bancárias, incluindo cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos e seguros.

E Eu Com Isso?

Ainda que atribuímos a piora do resultado ao desemprego e à baixa renda dos brasileiros, é totalmente plausível alterar os seus hábitos para ter uma melhora na condição financeira.

Quando o foco recai em organização financeira e revisão de gastos para a formação de uma poupança, você só tem a ganhar. Nós te mostramos como dar os primeiros passos no mundo dos investimentos na série Investidor Inteligente.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Logo Gestora Pátria
E eu com isso

Gestora Pátria avalia IPO

Uma das maiores gestoras de Private Equity brasileiro, o Pátria, avalia uma abertura de capital (IPO) na B3. A listagem seria um meio de saída

Read More »
E eu com isso

 O avanço das vacinas

Gradualmente, o que era uma esperança transforma-se em realidade, e a perspectiva de uma vacinação em massa contra do coronavírus passa a ficar mais próxima.

Read More »
E eu com isso

Leilão da CEB

Na sexta-feira (04) vai ocorrer o leilão para privatização da Companhia Energética de Brasília, também conhecida como CE. Nele será vendida a subsidiária CEB-D, responsável

Read More »
E eu com isso

Reeleição no Congresso

Conforme previsto, foi só as eleições municipais chegarem ao fim para que Brasília voltasse suas atenções para as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu
Fechar Painel