Levante Ideias - Zema

E Eu Com Isso? – 17/10/18

Privatizações de estatais mineiras podem não ocorrer

O resultado das eleições para o governo no Estado de Minas Gerais surpreendeu a todos no primeiro turno, colocando o candidato do partido Novo (Zema) como favorito na disputa pelo governo.

O posicionamento de Zema surpreendeu mais ainda, já que ele disse que as privatizações das principais estatais mineiras devem demorar mais que o necessário, ou até mesmo que não sejam necessárias no futuro, atribuindo o baixo valor de mercado das estatais a má gerência.

E Eu Com Isso?

A notícia é negativa para as ações de empresas estatais mineiras, principalmente Cemig (CMIG4) e Copasa (CSMG3) no curto prazo.

Desde o início de outubro, as ações as ações da Cemig (CMIG4) acumulam alta de 49 por cento. Na mesma esteira, as ações da Copasa (CSMG4) acumulam alta 33 por cento. O forte movimento de alta ocorreu em função da possível e provável vitória de um candidato comprometido com as privatizações.

Além da valorização de mercado, as ações das duas estatais apresentaram um forte aumento no volume de negócios, mais que dobrando os volumes no mês de outubro na comparação com o mês anterior.

No momento, o comentário joga um balde de água fria no mercado. No entanto, as idas e vindas fazem parte do jogo político brasileiro, e mesmo com o posicionamento atual do favorito ao governo de Minas Gerais, as privatizações voltarão aos holofotes em breve. O problema fiscal no Estado é grave e os recursos com as privatizações seriam de suma importância para contornar a situação.

 

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.