Direcional Engenharia - Levante Investimentos

Direcional: Prévia Operacional do 1T21

A Direcional divulgou em 12 de abril, após fechamento do mercado, sua prévia operacional do 1T21. Seus resultados vieram sólidos, com forte aumento na sua linha de vendas contratadas na comparação anual e geração de caixa.

A companhia apresentou um avanço de 77 por cento no ano contra ano em sua linha de vendas contratadas líquidas, totalizando 438,9 milhões de reais no 1T21. Esse crescimento ocorreu principalmente devido à expansão da Riva, de 136 por cento na comparação anual, registrando vendas de 110,0 milhões de reais no trimestre.

Em relação aos seus lançamentos, a companhia lançou um total de 8 novos empreendimentos no período, o que representou um aumento de 269,8 por cento de Valor Geral de Vendas (VGV) na comparação anual, totalizando 452,7 milhões de reais no período. Deste valor, 72 por cento representa a Direcional e 28 por cento representa a Riva, em comparação aos 100 por cento representados pela Direcional no mesmo período em 2020. O preço médio de lançamento ex-Riva ainda apresentou um avanço de 32 por cento na comparação anual, registrando 223,6 mil reais por unidade.

A velocidade de vendas líquidas, mensurada pelo indicador VSO (Vendas Líquidas Sobre Oferta), apresentou uma tendência positiva de crescimento, registrando 17 por cento no 1T21, tendo crescido 5 pontos percentuais desde o mesmo período em 2020. O destaque fica para o VSO de Riva, que apresentou crescimento de 10 pontos percentuais no ano contra ano, registrando 20 por cento no trimestre.

A companhia apresentou uma geração de caixa de 15 milhões de reais no trimestre, uma evolução significativa quando comparamos o mesmo período em 2020, onde houve queima de caixa de 11 milhões de reais.

E Eu Com Isso?

A Direcional reportou sólidos números operacionais, acima das expectativas do mercado, com destaque no crescimento no segmento de média renda da Riva. Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia (DIRR3) para o curto prazo.

Adicionalmente, de forma a potencializar a geração de valor para os acionistas, a Direcional havia dado início ao seu programa de recompra de ações ao longo do quarto trimestre de 2020. A companhia reportou que, no encerramento do 1T21, já havia adquirido um volume de cerca de 45 milhões de reais em ações, dos quais 21 milhões de reais foram recomprados apenas no primeiro trimestre.

A companhia ainda reportou a aquisição de oito terrenos ao longo do trimestre, tendo potencial de construção de 4,1 mil unidades nestes e apresentando VGV de 770 milhões de reais. O custo médio de aquisição foi equivalente a 14 por cento do VGV potencial, sendo que 63 por cento do pagamento se dará via permuta. A Direcional encerrou o trimestre com banco de terrenos registrando um potencial de 144 mil unidades para desenvolvimento, equivalente a um VGV potencial de 23 bilhões de reais.

Por fim, a companhia ainda reportou que a agência de risco Standard and Poor’s Global Ratings (S&P) elevou o rating da Direcional para brAAA na Escala Nacional Brasil, o que pode impactar positivamente seu custo de crédito.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: DIRR3: 4T20 da Direcional Engenharia.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Até onde os juros podem subir?

Será uma surpresa gigantesca se o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciar outra decisão nesta quarta-feira (04) a não ser uma elevação de 100 pontos-base

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Segundo parecer

Com um dia de atraso no cronograma inicialmente previsto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou seu segundo parecer sobre o Projeto de Lei 2.337/2021, que

Read More »
Levante Ideias - XP Investimentos
E eu com isso

Resultados da XP do 2T21

A XP Inc (XP) apresentou, nesta terça-feira (03), após o fechamento do mercado, os seus resultados do segundo trimestre de 2021. A companhia já havia

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.