Levante Ideias - Saneamento básico

Começa votação de ações contra o marco do saneamento

Nesta quarta-feira (24), deverá ser iniciada a discussão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) quanto à constitucionalidade do novo marco do saneamento básico aprovado em 2020, sendo esta a última etapa para se consolidar a nova lei.

Entre os principais aspectos a serem discutidos, encabeça a pauta a questão da proibição de prestação de serviços pelas estatais sem ter sido conduzido um processo de licitação para a mesma.

No total, quatro questões serão debatidas, com duas destas tendo sido protocoladas por partidos políticos. Os demais processos partiram da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) e da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) – este último sendo o de maior peso e embasamento jurídico.

No processo, a entidade pede a volta dos contratos de programa com as prefeituras, no qual a prestação de serviço não teria necessidade de licitação.

Segundo a Aesbe, a Constituição permite a chamada “gestão associada” de serviços públicos entre entes federativos por meio de convênio de cooperação, de modo que uma lei ordinária não teria poder de proibir a delegação dos serviços de saneamento básico dos municípios ao Estado.

Segundo declarações de advogados que acompanham o caso, essa é a principal questão a ser debatida pelo STF, com as demais ações de inconstitucionalidade dificilmente devendo obter sucesso.

E Eu Com Isso?

A despeito das iniciativas contra a nova lei do saneamento, estas já eram esperadas pelo mercado, com altas expectativas de que não ocorra um retrocesso nas ações contempladas no marco. A ação levantada pela Aesbe, no entanto, gera apreensão devido à importância dos temas colocados em xeque.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Novos projetos de saneamento no radar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Vacina Moderna
E eu com isso

E se as vacinas não funcionarem mais?

As declarações de Stéphane Bancel, principal executivo do laboratório americano Moderna, estão provocando fortes solavancos nos mercados internacionais na manhã desta terça-feira (30). Em média,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Emendas ficam

O Congresso Nacional aprovou, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Resolução 4/2021, que viabiliza o pagamento de emendas de relator e busca adaptar tal modalidade

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.